Me diga, quando foi a última vez que você fez um caminho diferente pro serviço?
Levou mais de 3 segundos pra responder? Precisamos falar um pouco sobre vida no piloto automático…
Vida no piloto automático, o que seria essa bagaça?
Basicamente seria levar todos os dias no automático, sem raciocinar muito sobre o que está fazendo. Você tem uma rotina pré-definida e apenas vai fazendo as coisas exatamente como sempre faz… Os anos vão passando e lá está você, fazendo as mesmas coisas de sempre… Acorde! Você está parecendo um robô! Vamos resolver isso?
Vamos começar com o grande vilão dessa história:
Nosso cérebro: O vilão da história
O nosso cérebro é uma maquina incrível, ele pode aprender qualquer tarefa e então executá-la com excelência no modo automático, ele faz isso pra nos poupar energia, veja um exemplo:
Na infância, eu sofria pra tentar amarrar os cadarços do tênis, aposto que você também! Porém, um belo dia, comecei a pegar o jeito da coisa, eu podia ficar uns 3 minutos até pra amarrar aquela bagaça, o resultado podia ser uma bosta, mas eu não precisava mais encher o saco da mamãe né? Então, as coisas foram evoluindo e hoje em dia eu posso amarrar os cadarços em questão de segundos, mesmo que no escuro. Eu não preciso mais fritar meu cérebro por 3 minutos pra pensar qual a ordem dos movimentos, na realidade, eu nem penso em nada, apenas executo a tarefa no piloto automático e pronto!
Você deve estar se perguntando: qual o problema com o exemplo acima? Eu te digo: Nenhum.
Porém, vamos pensar em um exemplo maior…
Sua rotina é assim mais ou menos assim: Acorda, toma café, vai trabalhar, faz uma pausa pro almoço, volta pro serviço, vai pra casa, janta, toma banho, etc.
Se liga! Você é tão previsível… Veja só:
- Você faz o mesmo caminho pro serviço todos os dias;
- Você toma café todos os dias;
- Você fica de bobeira na internet vendo sempre as mesmas coisas;
- Tem as mesmas conversas com as mesmas pessoas.
Porra! Faça as coisas diferentes de vez em quando! Você está levando a vida no piloto automático!
Se os seus dias são previsíveis, seus anos serão previsíveis e sua vida também será previsível! Alguém pode inventar um robô que se pareça com você e ninguém vai perceber a diferença! Tá bom assim pra você?
Agora que você já sabe um pouco sobre o vilão, vamos falar sobre o culpado da história…
Você: O culpado da história
De quem é o cérebro? É seu! Então, o correto é que você comande o seu cérebro, e não o contrário.
Assim como seu cérebro, você pode fazer coisas incríveis! Mas se deixar, você só quer ficar “de boa na lagoa”, eu sei! Digo isso por experiência própria e eu também mereço esse tapa na cara! O fato é que a gente sempre busca ficar dentro da nossa zona de conforto, isso até pode nos poupar energia, mas a gente acaba usando essa energia poupada pra quê? Pra fazer as mesmas coisas de sempre…
Fazemos isso por ALGUM dos dois motivos:
- Burrice
- Preguiça
Eu sei, isso não é a coisa mais agradável de se ler… Porém, chega de lamentações, vamos conhecer logo o mocinho da história que vai nos salvar dessa merda toda de vida no piloto automático…
O dia de amanhã: O mocinho da história
Todos nós temos um dia de amanhã pra tentar fazer as coisas de maneira diferente…
Vamos deixar bem claro as coisas por aqui: você não precisa chutar o balde, pedir demissão do emprego, pedir divórcio, ir morar na praia e viver de artesanato, acordando cada dia em um horário diferente. Você pode tentar fazer isso hoje se quiser, mas é provável que daqui 1 semana a sua vida vai cair no automático novamente…
Sair da vida no piloto automático não consiste em tentar loucamente fazer tudo diferente todos os dias, mas sim ter CONSCIÊNCIA de que é necessário fazer as coisas diferentes de vez em quando:
- Tente mudar o caminho pro serviço às vezes;
- Tente trocar o café por chá às vezes;
- Encontre seu propósito de vida;
- Tente ficar 21 dias sem reclamar.
Enfim, espero que de agora em diante você seja mais humano e menos robô =)
Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos, liberte eles da vida em piloto automático! Aproveite e me diga:
O que você vai fazer de diferente hoje?
Pingback: Então é Natal, e o que você vai fazer? - UMA PÁGINA EM BRANCO
Pingback: Quantos pensamentos temos por dia? UMA PÁGINA EM BRANCO
Pingback: Você sabe quanto tempo que passamos trabalhando? Eu vou te dizer...