Tempo é dinheiro? A maioria das pessoas acredita que o nosso recurso mais valioso é o dinheiro. Eu confesso que já pensei assim também. No entanto, hoje tenho uma visão diferente e vou te dizer por que penso que tempo vale muito mais que dinheiro…
Venha comigo que vou dar uma ajustada no seu mindset aqui pra esse tema…
Comece ligando o alerta…
Com qual das frases abaixo você se identifica mais?
- Frase 1 – Nossa, essa semana passou voando…
- Frase 2 – Nossa, essa semana não passa…
Em ambas você não vê o tempo passar, certo?
- Frase 1 – O tempo passou muito rápido;
- Frase 2 – O tempo simplesmente não passa.
Independentemente da frase que você se identifique mais, é hora de ligar o alerta e recuperar a noção do tempo. Na primeira o tempo parece pouco (cuidado com a vida em pilto automático), na segunda parece muito (e provavelmente você está agonizando com algo).
É hora de voltarmos um pouco no tempo e descobrir onde você perdeu a noção do tempo…
Você se lembra de quando era criança?
Provavelmente em algum momento da sua infância você teve a sensação de ter todo o tempo do mundo. Podia começar uma brincadeira e terminar assim que quisesse, com amigos ou sozinho. Você era dono do seu tempo e das suas atividades – tudo bem que seus pais podiam mandar você escovar os dentes, dormir no horário X, mas ainda sim podemos dizer que você era dono do seu tempo e das suas atividades, certo?
Na minha infância, lembro de ouvir dos adultos o seguinte: “aproveite a infância enquanto você pode”, na época eu não entendia muito bem isso, mas acho que eles deviam sentir muita falta da sensação de ser dono do seu tempo e das suas atividades. Nessa mesma época, me lembro de outra coisa que os adultos falavam com frequência: “Tempo é dinheiro”.
Tempo é dinheiro, aqui começa o problema…
A maioria da população troca o tempo por dinheiro, isso é fato. Dessa maneira, não é com o seu dinheiro que você compra um celular, carro ou casa. É com o seu tempo. Comece a pensar dessa maneira! Comece a dar mais valor pro seu tempo!
Ok, recado anotado, mas onde está o problema?
Está aqui: Você consegue trocar tempo por dinheiro, mas você não consegue trocar dinheiro por tempo!
A maioria das pessoas gasta cada segundo do seu tempo agora pensando em juntar o máximo de dinheiro possível, mas esquece que pode morrer amanhã.
E se você descobrisse que vai morrer amanhã?
Vamos utilizar um pouco da sua imaginação nessa parte (você consegue!) Pense que um meteoro do tamanho do Sol vai colidir com a Terra amanhã, ele está vindo em uma velocidade assustadora, não há nada que a NASA possa fazer. Estamos fudidos…
Dentro dessas circustâncias, você se preocuparia com dinheiro? Iria trabalhar normalmente amanhã? Acho que não. Você se arrependeria pelo dinheiro que deixou de juntar ou pelo tempo que deixou de aproveitar?
Pois é. Sendo assim, acredito que o tempo é o recurso mais valioso que temos…
O dinheiro vem e vai, o tempo, só vai…