No momento, estou lendo o livro “O Milagre da Manhã” (originalmente publicado como The Miracle Morning) de Hal Elrod. Em determinado ponto do livro, o autor faz um breve comentário sobre quantos pensamentos temos por dia. Com certeza esse é o tipo de coisa que vale uma reflexão, então sem mais delongas, vou compartilhar um trecho do livro com você…
Pesquisas mostram que, em um dia, a pessoa média tem algo entre 50 mil e 60 mil pensamentos.
Isso é coisa pra cacete. Então, no momento que li isso, arregalei os olhos e tive que ler novamente, apenas pra ter certeza que eu não interpretei nada errado. O mais doido nisso tudo, é que se você der um Google para esse tema, perceberá que existem estudos apontando até 70.000 pensamentos por dia!!! E sim, nesse caso eu preciso de 3 pontos de exclamação para descrever isso.
OK, mas qual o X da questão por aqui?
Esse assunto de quantos pensamentos temos por dia é um tópico muito interessante, porque ele permite direcionar nossa conversa para vários outros temas…
Segundo a Lei da Atração, nossos pensamentos se transformam em coisas. Então seja lá o que você fica pensando durante o dia, é provável que você atraia essas coisas para sua vida. Basicamente, isso quer dizer que se na maior parte do dia seus pensamentos são negativos e você é o tipo de pessoa que não consegue ficar 21 dias sem reclamar, então você estará ferrado.
O problema é que 95% dos nossos pensamentos são os mesmos que pensamos no dia anterior, e no dia antes desse, e no dia antes desse. Não é de surpreender que a maioria dos indivíduos passe a existência inteira, dia após dia, mês após mês, ano após ano, sem nunca mudar sua qualidade de vida.
Não preciso nem dizer que isso está totalmente relacionado com o assunto vida em piloto automático… E nesse momento você deve estar com seu sinal de alerta ligado…
E agora? Estou ferrado?
Lógico que não! Mas por via das dúvidas, sugiro que você comece a prestar mais atenção nos tipos de pensamentos que você tem durante o dia. As coisas que você fala por exemplo, são reflexo dos seus pensamentos.
Um ótimo modo de você ter mais consciência sobre seus pensamentos, seria começar um diário – falei sobre isso em meu livro PARE, PENSE E PROSSIGA – Reflexões sobre a vida em piloto automático e um plano de ação para escapar dela.
Reduzir quantos pensamentos temos por dia é possível?
Outra coisa que nós podemos fazer para evitar que a gente se ferre e nosso cérebro queime no meio do caminho, seria criar o hábito de meditar durante o dia, mas essa conversa fica pra outro dia…