Uma coisa que “sempre” me incomodou nos smartphones é aquele monte de aplicativos desnecessários que já vem instalados no celular, alguns dos quais você não tem nem permissão para desinstalar.
Fora isso, existe aquele lance de várias telas iniciais – basta deslizar pro lado e você pode adicionar widgets – seja de previsão do tempo, notícias, e-mail, etc. Particularmente, eu acho essas coisas desnecessárias e um tanto quanto sufocantes. Usuários leigos facilmente irão se perder nesse buraco negro de distrações.
Porém, nem tudo está perdido. Cada vez mais pessoas se interessam por minimalismo digital e formas de aplicar isso no celular. Usando esses aparelhos de formas mais saudáveis e menos distrativas.
Pensando nisso, resolvi compartilhar um pouco mais da minha experiência com um launcher minimalista. Para ser mais específico: Olauncher
Explicando à grosso modo, launcher é tipo de um aplicativo que vai mudar a sua tela inicial e o modo como os aplicativos são exibidos para você. De modo simples, um launcher pode alterar a aparência e experiência que você terá com o seu celular.
Já que uma imagem vale mais que mil palavras, veja o comparativo a seguir:
A imagem da esquerda, como pode deduzir, é o modo como meu celular ficaria se eu usasse o launcher padrão de fábrica que vem instalado nele. É uma tela bem poluída e sufocante para um olhar minimalista. A segunda tela, representa a configuração atual do meu celular, com um launcher minimalista instalado Olauncher.
Eu sei que para muitos minha tela atual não é tão sexy quanto à antiga. No entanto, é justamente esse o objetivo. Continue lendo e entenda melhor…
Livre-se dos ícones coloridos!
Observe que me livrei dos ícones coloridos. Os aplicativos são representados apenas por texto. O fundo em preto deixa a tela ainda mais sem graça para usuários já viciados (e dependentes) daquela explosão de cores ao mexer no celular.
Eu posso deduzir isso porque já pensei assim no passado: a primeira vez que tentei abandonar os ícones coloridos dos aplicativos no celular foi uma experiência difícil. Eu pensava mais ou menos o seguinte:
Que negócio mais sem graça ficou meu celular agora… Deixa eu voltar para os aplicativos coloridos que fica mais bonito…
Hoje eu acredito que essa explosão de cores em nossos dispositivos – seja pelos ícones, fundo de tela ou widgets – devem funcionar quase que como um açúcar virtual para nosso cérebro. Uma vez que você está acostumado com o “gosto” deles, é difícil viver sem aquilo.
Deixe apenas o que for essencial pra você em sua tela inicial
Particularmente, nunca gostei de aplicativos na tela inicial, mas como pode ver na imagem anterior, na minha tela inicial existem 3 aplicativos em destaque. Basicamente eles funcionam como um filtro. Muitas vezes que pego meu celular, é algum desses 3 aplicativos que eu preciso abrir.
O simples fato de eu deixar esses aplicativos mais importantes na tela inicial, aumenta meu foco. Isso porque, caso eles não estivessem ali, eu seria obrigado a ir até minha página de aplicativos e poderia me distrair com algum outro aplicativo no meio do caminho.
Desinstale o que puder e esconda o que não puder!
Na imagem acima, novamente temos à esquerda a página padrão de aplicativos do meu celular, e à direita a página que utilizo no momento que escrevo esse artigo.
Observe que aqui também foi removido os aplicativos coloridos e o fundo é preto. Sem foto bonitinha. Sem efeitos especiais. Eu não preciso nem rolar a página para encontrar algum aplicativo que ficou lá pra baixo. Tudo fica em uma única tela.
Obviamente, meu celular veio com algumas porcarias que não consegui desinstalar. Existem também aplicativos que dificilmente eu utilizarei, mas prefiro mantê-los no celular por prevenção, tal como Uber ou Carteira Digital de Trânsito. Nesses casos, eu simplesmente deixo esses aplicativos como ocultos. Desse modo, consigo me livrar deles poluindo minhas telas, mas se em uma emergência eu precisar utilizá-los, eles estarão lá.
Faça um período de testes!
Naturalmente, existe uma resistência humana à mudanças. Se você faz exames de sangue e seu médico manda você reduzir níveis de sal ou açúcar em sua comida, você vai sofrer no começo. O simples fato de comer parece que perdeu a graça. Quando estamos viciados em determinados temperos, é difícil largar aquilo e abraçar algo novo.
O mesmo acontece com o minimalismo digital no celular (e nesse caso sendo mais específico: launchers minimalistas). Eu também estranhei no começo, meu celular parecia tão sem graça que eu nem tinha mais vontade de mexer naquilo. No entanto, com o passar dos dias eu percebi que o que parecia ser um prejuízo, na verdade era justamente um benefício.
Conclusão sobre minimalismo digital no celular
Eu percebi que quanto mais queremos deixar a tela do nosso celular bonita – ícones diferentes, efeitos especiais, etc. Mais isso nos prende na utilização do dispositivo. Ou seja, quanto mais você enfeita e tem prazer de mexer no celular pelas modificações feitas, mais você vai inconscientemente ficar pegando o celular e se distrair com coisas aleatórias ali.
Se você deseja ter uma relação mais saudável com relação ao uso do seu celular, seja para melhorar seu foco/produtividade durante o dia, ou simplesmente passar mais tempo com sua família/amigos sem ficar pegando o celular, definitivamente você precisa testar um Launcher Minimalista!
Basta ir na sua loja de aplicativos e pesquisar por “Launcher Minimalista”
E aí, bora testar?