Marcelo Kazequer

Marcelo Kazequer

Fiquei 30 dias sem WhatsApp e Smartphone. Aqui está o que aprendi:

Como temos muita coisa em texto hoje, resolvi fazer uma introdução mais curta sobre esse lance de ficar 30 dias sem WhatsApp e Smartphone

Na verdade, vou até pular a parte de contextualizar o problema, porque afinal de contas, se você parou para ler esse texto, já deve ter percebido que existe um problema no uso excessivo que nós muitas vezes fazemos do WhatsApp, Smartphone e outras mídias sociais de modo geral. Eu mesmo por aqui, já fiz outros desafios do tipo como quando relatei minha experiência sobre ficar 30 dias sem facebook e instagram ou até mesmo quando eu resolvi excluir o instagram.

Espero que você encontre em meu relato algo de valioso para sua jornada, ou até mesmo a motivação que procura para ficar um tempo off, afinal de contas, desconectar é necessário.

Se você preferir, também pode conferir o meu relato sobre o desafio em vídeo e por esse motivo, já vou soltar ele logo aqui no início do texto:

 

Ok, se você prefere conteúdo em texto, vamos rolando para baixo:

Primeiro de tudo: O que me levou a topar esse desafio maluco?

Sinceramente, foi a soma de várias coisas. Há tempos meu smartphone começou a dar sinais que sua vida útil estaria no fim. Bateria que morre do nada. Touch Screen que fica congelando. Apss que começam a demorar para carregar. Eu sentia que meu smartphone drenava minha energia ao longo do dia. Além disso, apesar de ser cada vez pior para mexer nele, eu ainda constantemente estava lá checando meu WhatsApp.

Eis que um belo dia me emputeci, resolvi “meter o louco” como se fala, e agora compartilho com você meu relato em diário sobre como foi meus 30 dias sem WhatsApp e Smartphone.

Então, se mais delongas, vamos começar:

DIA ZERO

O dia zero é apenas uma preparação para os 30 dias que virão do desafio.

Hoje eu removi o chip do meu smartphone e coloquei no nokia 8110.

Esse nokia apesar de velho, tinha uma opção de puxar minha agenda de contatos do Google e importar no celular.

Resolvi testar isso. Não deu certo.

Tive que acessar o site do Google Contatos baixar todos meus contatos manualmente para um arquivo no computador. Jogar isso em um cartão de memória e então passar para o celular. Foi trabalhoso mas deu tudo certo no final das contas.

Também recebi uma ligação de SPAM em meu Nokia e lembrei que no Smartphone provavelmente eu não receberia isso, pois tem uma opção no smartphone de filtrar esses números conhecidos por fazer spam.

DIA 1

Senti falta do GPS!

Precisei me deslocar até o outro lado da cidade de Curitiba para um compromisso, e tive que lembrar antes que não teria o recurso do Google Maps em meu mais novo celular (Nokia 8110). Na realidade, ele até tinha um negócio de GPS, mas resolvi testar no dia anterior e vi que não funcionava direito.

Por não ser uma opção confiável, resolvi olha a rota pelo computador no dia anterior e gravar o mapa na cabeça (modestia parte tenho uma boa memória visual) mas confesso que ao chegar perto do local eu ainda peguei umas ruas erradas mas por sorte consegui me localizar rapidamente e desse modo não tive maiores problemas. Porém, ficou aquele cagaço no ar né?

Se você está com falta de adrenalina em sua vida, experimente fazer isso: tenha um compromisso que não pode se atrasar de jeito nenhum e vá sem saber chegar ao certo onde é o local e elimine o auxílio do google maps, fica a dica!

DIA 4

Percebo que o fato de não ter o smartphone do lado, com infinitas possibilidades de distrações, me faz pensar de fato no que eu preciso fazer de fato e fico adiando, acho que no fundo todos nós temos coisas que ficamos adiando porque quando lembramos que temos que fazer certas coisas, simplesmente vem um segundo pensamento até nossa mente do tipo “mas cheque o whatsapp antes, vai que alguém lhe enviou algo importante lá” e assim caímos naquele loop infinito de distrações que tiram nosso foco do que é realmente importante.

O simples fato de não ter essa distração no momento, me faz refletir mais sobre as coisas que realmente são importantes para mim nesse momento e o que de fato eu venho adiando.

Também tive problemas com pagamentos!

Eu só queria fazer um pix…

Meu principal banco que uso é o Inter. Porém, não conseguia acessar minha conta pelo computador porque ele pedia um código que seria exibido apenas no App do Smartphone. Porém eu estou sem Smartphone. Minha solução foi tentar acessar o Banco Nubank, mas adivinhe só? O Nubank também me pedia um código semelhante. Resolvi ir para minha terceira opção de banco: Caixa.

Pela Caixa eu até consegui acessar pelo computador (aleluia irmãos!) porém como eu não uso essa conta para nada bem dizer, adivinhe só? Meu saldo por lá estava apenas o bagaço da laranja.

Eu só queria fazer um pix…

No final das contas eu tive que pegar dinheiro que eu tinha em casa, ir até uma lotérica, fazer um depósito na minha conta da caixa, esperar esse dinheiro cair na conta e então sim (finalmente) consegui fazer meu pix!

Sinto que tudo isso foi uma grande perda de tempo e fico pensando que com meu smartphone na mão eu teria resolvido tudo isso de modo muito mais rápido!

DIA 5

Caso você não saiba, tenho vários vídeos de ciclismo no YouTube parte da minha rotina é pedalar e usar um GPS na minha Bike, o qual me permite fazer o upload das atividades em meu perfil no Strava o arquivo de dados do GPS das atividades, serve até para eu inserir informações de velocidade e distância através de gráficos nos vídeos que posto no YouTube…

Porém, adivinha só?!

O único modo de jogar minhas atividades no Strava, é combinando o GPS que uso na Bike com o Smartphone (que não estou usando no momento) basicamente é feito uma conexão bluetooth entre os dois aparelhos e assim a mágica acontece.

Porém, situação do momento: sem smartphone = sem upar atividades no strava e sem usar recursos avançados na edição de vídeo.

E olha que estamos apenas no dia 5 de 30 dias sem whatsapp e smartphone!

DIA 7

Vamos falar de coisa boa! Chegou a TekPix

PONTO POSITIVO: BATERIA DURA PARA CACETE!

Primeira vez que vou carregar o Nokia desde que comecei o desafio. Talvez para você parece pouca coisa durar apenas 7 dias a bateria desse celular, mas para mim que estava acostumado a carregar a bateria do meu smartphone um dia sim e o outro também, é uma grande vantagem!

Acredito que agora a bateria até vai durar mais já que no começo do desafio estava fuçando mais nesse celular (buscando distrações?!) para ver o que ele podia me oferecer em termos de customização e coisas assim.

DIA 10

Hoje o calo apertou. Tive que enviar algumas mensagens por SMS e foi uma experiência bem desastrosa usar novamente esse teclado T9 (T9 que fala?!) é muito demorado para escrever. A falta de costume se mostra uma perfeita inimiga da pressa nessas horas. O jeito é pensar em economizar e abreviar palavras, tal como era antigamente em nossas comunicações.

DIA 11

Estava em um consultório esperando ser atendido. Fiquei uns 20 minutos lá, sentado de bobeira. Incrível a sensação de que estou presente ali no momento. Olho ao meu redor, vários no celular. No Scroll Inifinito. Distraindo suas mentes com coisas aleatórias. O bom de ter um celular que não faz merda nenhuma é que você não fica no automático com relação a isso. Gatilho: momentos de microtédio – já puxar o celular. Existia também um gari que estava a varrer a rua do lado de fora. Fiquei observando o gari trabalhar com real interesse naquilo. Eu estava tão concentrado observando com real interesse aquele desconhecido fazendo algo tão simples do dia a dia, que eu até me peguei surpreso com isso. Caso estivesse com o celular eu nem prestaria atenção no camarada. Sensação de mindfulness.

DIA 12

Apesar de saber que minha vida hoje sem smartphone acaba ficando mais complicada para muitas coisas que antes eram bem simples e rápidas de fazer, eu olho para esse nokia e penso que estou bem assim do jeito que estou nesse momento sabe? É como se eu me sentisse sei lá, mais leve, em paz comigo mesmo nesse momento e sem vontade de ter um smartphone agora hahaha começo a me perguntar se realmente eu desejo voltar para um smartphone depois dessa experiência. Eu acredito que sim, mas é interessante ver como pensamentos de dúvidas começam a surgir nesse momento.

Penso que foi uma boa encarar esse desafio 30 dias sem WhatsApp e Smartphone.

DIA 15

Sem muitas novidades pelos últimos dias. Destaque positivo para bateria, que carreguei pela última vez há uns 8 dias e ainda tenho uns 30% de restantes. Com meu smartphone eu muitas vezes tinha que ficar carregando o celular quase todo dia e isso era um saco. Parecia um bichinho virtual faminto que eu precisava sempre alimentar para não deixá-lo morrer! Está sendo muito legal tirar férias dessa rotina de carregamentos constantes no celular!

DIA 17

Precisei carregar novamente o celular. A última carga nele durou 10 dias. Fico aqui pensando se a bateria dele agora aguenta uns 13 dias para então eu finalizar o desafio sem precisar carregar novamente. Imagine você, dando apenas 3 cargas em seu celular ao longo do mês, que legal né?!

Também precisei comprar pacotes adicionais de SMS e não estava conseguindo fazer isso pelo site da operadora. Aí eu enviei um e-mail para eles explicando a situação que estava usando um celular simples, não conseguia comprar os pacotes adicionais pelo site e queria saber se existia uma outra possibilidade. Em 3 minutos eu já recebi uma resposta por e-mail, dizendo que como meu cartão de crédito estava cadastrado lá no sistema deles e com renovação automática do plano, eles poderiam gerar a compra do pacote que eu precisava “manualmente” pelo sistema deles. OBS: A operadora é a fluke

Se fosse uma das grandes operadoras, acredito que eu estaria esperando resposta até agora!

DIA 18

Talvez, uma das coisas que mais me “quebrou as pernas” até agora.

E isso fica claro pelo tamanho do relato a seguir:

Eu costumo fazer compras em uma loja de produtos naturais e geralmente isso envolve a compra de vários itens em pequenas quantidades, seja temperos para cozinhar, cereais, grãos, etc. Uma coisa que facilita minha vida nesse tipo de compra, é que essa empresa oferece um sistema online onde você pode enviar seu pedido e agendar o horário de retirada. Então quando você chega lá os itens já foram separados e você não precisa pegar fila ou perder tempo para fazer a compra.

Porém, hoje eu fui utilizar esse sistema e deparei com a seguinte situação: para finalizar o meu pedido online, a minha lista de itens seria enviada para uma conversa de whatsapp, onde uma atendente confirma o recebimento do pedido e agenda o horário comigo para retirada dos produtos.

Porém, eu estou sem WhatsApp no momento, né?

Sendo assim, minha situação atual é: sem whatsapp, sem pedido online.

O jeito foi fazer minha lista no papel mesmo e pegar fila.

Essa foi uma das experiências mais chatas até agora!

DIA 19

Precisava tirar uma foto para publicar em um artigo que estava escrevendo. O celular simples da Nokia que estou usando, até me oferece uma câmera. Resolvi tirar foto com essa câmera mesmo então para ver como ficaria o resultado. Ficou uma merda.

O jeito foi apelar para minha GoPro, e remover os acessórios dela (clip de engate rápido, case, espuma antiruído, etc) pegar o cabo usb, passar para o computador. Depois remover o cabo, montar toda a câmera novamente, etc.

Tudo isso para pegar apenas uma foto!

Com um smartphone isso seria resolvido de modo simples. Praticamente no mesmo momento que eu tiro a foto, ela já vai pro Google Photos na nuvem e consigo pegá-la no computador.

Porém, como estamos no desafio 30 dias sem WhatsApp e Smartphone, o jeito é se virar como pode.

Seguimos.

DIA 21

Acho que não falei muito a respeito sobre o fato de ficar sem WhatsApp até agora né. Engraçado que eu achei que seria a principal coisa que eu sentiria falta junto do pix, mas isso não tem se mostrado verdade.

A questão que você deve estar se perguntando aí do outro lado é: como ele está se comunicando com o resto do mundo sem WhatAapp? Simples:

  1. Facebook
  2. Ligação
  3. SMS.

No entanto, eu procuro utilizar esses recursos para coisas mais pontuais, tal como combinar algum compromisso com alguém, avisar se vou me atrasar, coisas assim.

Lógico que também principalmente no Facebook, eu acabei usando para jogar uma conversa fora, até porque ninguém é de ferro e é importante a gente manter o contato com as pessoas.

No entanto, de nada adianta você deixar de usar o Whatsapp para ter mais foco e menos distrações em seu dia a dia e migrar todo o barulho existente de lá para o Facebook.

E acredite: tem gente que ainda responde SMS!

DIA 29

Sem muitas novidades ou problemas para lidar com o fato de que estou sem zap ou smartphone. Até porque, nessa altura do campeonato de certo modo eu já me acostumei com essa situação.

Amanhã completo os 30 dias e nos últimos dias eu tenho pensado bastante sobre como seria essa volta para o uso de smartphone e whatsapp.

Sabe quando você mora na cidade grande, e vai passar um final de semana no campo, longe daquele barulho da cidade e você percebe a diferença entre esses dois mundos?

No domingo à noite, você precisa voltar para a cidade grande, para voltar à rotina. Porém, o simples fato de ter passado o final de semana no campo, lhe apresentou uma nova realidade, sem barulho, estresse, poluição, etc.

Você começa a se questionar se para sua realidade atual, seria possível você abandonar a vida na cidade e ficar no campo. Você gostou da paz que o campo lhe trouxe, mas sabe que a vida na cidade grande também tem suas vantagens.

Cada realidade tem seus prós e contras, e você começa a refletir sobre tudo isso.

Acho que isso resume bem meus pensamentos atuais nessa parte do desafio.

Até porque, como disse anteriormente, amanhã completo os 30 dias do desafio e tenho pensado bastante sobre qual uso que eu pretendo fazer dessas coisas daqui para frente.

DIA 30

Caramba, parte de mim nem queria voltar pro smartphone e muito menos sair abrindo zap.

É tipo aquele funcionário que sai de férias e quando volta, nem queria ter que olhar a caixa de e-mail novamente, para ver se ficou algo importante para trás. No entanto, vamos lá, é hora de voltar a rotina e ver se conseguimos nos divertir também no meio desse processo.

Como eu percebi que parte de mim queria fazer outras coisas no celular e deixar por último o whatsapp, pois já sabia que isso podia se tornar uma distração enorme para o resto da minha tarde, eu acabei justamente começando esse serviço pela pior parte, o zap zap!

E sim! Perdi umas duas boas horas pelo menos nisso!

OBS: A bateria durou 13 dias nessa última rodada (obviamente que fui desligando na parte da noite) ainda tenho 25% mais ou menos! Como seria sua vida carregando o celular apenas 3x no mês?! hehehe

Conclusões e considerações finais sobre Ficar 30 dias sem Smartphone e WhatsApp

Esse foi um experimento muito legal de se fazer! Me senti muito leve, com mais foco e menos distrações ao longo dos meus dias! Percebi como o WhatsApp e Smartphone podem sugar nossa energia e servir como distrações para tirar nossa concentração das coisas que realmente importam para nós no momento.

Porém, nem tudo são flores, teve muitas coisas que minha vida acabou se complicando. Tarefas tão simples de serem executadas com o smartphone agora em minha nova realidade eu perdia muito mais tempo para executá-las, seja tirar uma foto e passar para o pc, escrever um texto por sms e coisas assim. Outras coisas eu nem conseguia fazer como um simples Pix no meu principal banco ou até mesmo recursos avançados nas edições dos meus vídeos de ciclismo.

De qualquer modo, tudo passa nessa vida. Até esse desafio ou esse texto que você estava a ler. No final das contas, sobram aprendizados e reflexões.

A ansiedade é o mal do século, os smartphones e whatsapp contribuem consideravelmente para isso, mas em última instância, o real problema está no modo que utilizamos essas ferramentas.

É preciso desenvolver autocontrole e mais importante de tudo: estar consciente e presente de nossas ações e padrões comportamentais.

Apenas desse modo estaremos salvos de virar todos zumbis e quem sabe assim, usar essas ferramentas para facilitar nossa vida.

Afinal de contas, é para isso que elas devem servir.


30 dias sem whatsapp e smartphone, bora?!

Compartilhe essa ideia

Hey, olha isso:

🚀 Elimine distrações, aumente seu foco, conquiste a vida que deseja:  Conheça meu curso Sobre Minimalismo Digital na Udemy

Marcelo Kazequer

Apenas um Publicitário querendo lhe vender boas ideias para o seu crescimento pessoal 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima