Marcelo Kazequer

Marcelo Kazequer

Desconectar é necessário

O quão conectado você anda ultimamente?

Eu sei, geralmente ninguém para pra pensar sobre esse tipo de coisa.

Há algum tempo, essa frase “desconectar é necessário” aparece de modo recorrente em meus pensamentos. Na tentativa de aquietar isso, resolvi escrever sobre o assunto por aqui.

Recentemente, uma pessoa disse pra mim que a sabedoria reside na morada do silêncio. Essa frase me impactou de tal forma, que comecei a refletir sobre a seguinte questão:

Como encontrar o silêncio interno da mente?

Já pratiquei algumas meditações no qual o objetivo é não pensar em nada, ou deixar seus pensamentos simplesmente passarem pela sua mente sem você se importar ou julgar aquilo.

Cara, como isso é difícil…

Quando você acha que não está pensando em nada, você acaba pensando que “opa, finalmente consegui não pensar em nada” e BUMM! Lá está sua mente pensando em algo novamente…

Se existe alguma chance de aquietar nossa mente, acredito que ela está nesse lance do desconectar é necessário, e a seguir explico o motivo.

Nós treinamos nossa mente para ser agitada.

Perguntinha: O que você faz quando não tem nada pra fazer?

Pega o celular e confere o WhatsApp? Acompanha alguma treta no Facebook ou Twiter? Fica rolando infinitamente no feed do Instagram? Melhor eu nem falar do YouTube, né?

O fato é: Qualquer momento de microtédio parece uma “ótima oportunidade” para pegar o celular. Seja enquanto esperamos para pegar o elevador ou quando aguardamos abrir o sinaleiro.

Desse modo, criamos um gatilho em nossa mente: Sempre que um momento de vazio surgir, pegamos o celular e escolhemos jogar mais informações para nossa mente.

Com o passar do tempo, o hábito está criado. A mente está viciada nesse ciclo e nós ficamos reféns disso.

Acordamos e uma das primeiras coisas que fazemos, é checar o celular. Se estamos em uma roda de amigos e a conversa morre, pegamos o celular também. Se vamos cagar no banheiro, adivinha quem está nas nossas mãos antes de pegarmos o papel higiênico? Sim, o celular! Nosso melhor amigo e um pequeno auxílio para nossa incapacidade de nos desconectarmos.

Como resolver esse problema?

Simples: Desconecte-se um pouco…

Procure reduzir o tempo que passa em seu celular ou computador. Desinstale aplicativos de mídia social ou bloqueie o acesso a certos sites pelo computador. Eu mesmo aqui no blog já relatei um pouco sobre o meu desafio de 30 dias off no instagram e facebook e posteriormente quando decidi excluir o instagram.

Minha nova pira do momento com relação a esse assunto, é a seguinte: Deixei de usar meu smartphone como alarme principal para acordar de manhã, assim eu posso programá-lo para desligar automaticamente toda noite.

No outro dia, quando eu acordar, meu smartphone estará desligado, e a ideia é que ele fique assim até a hora do almoço mais ou menos. Alguns dias eu preciso realmente usar o celular na parte da manhã, mas na maioria deles, isso não é necessário.

O simples fato de eu acordar e o meu smartphone estar desligado, me ajuda a lembrar que estou buscando criar intencionalmente esses momentos de desconexão. E acredito que isso será benéfico para mim em uma visão de longo prazo.

Dica Bônus:

Se você está de saco cheio do seu smartphone por conta daqueles trocentos aplicativos e notificações já pensou em usar um “DumbPhone“?

Basicamente são celulares bem simples (sem touch screen) mas que ainda sim conseguem rodar whatsapp e mais uma meia dúzia de aplicativos simples…

De fato, não espere muito desse tipo de celular, pois geralmente eles possuem uma memória interna bem limitada…

Então, mesmo que você queira, você não vai conseguir enfiar vários aplicativos ou fazer muita coisa por lá.

Eles são horríveis pra mexer, mas talvez esse seja seu principal atrativo e razão pela qual eu mesmo estou considerando a compra de um desses…

Se tiver interesse, pesquise sobre os  Nokia 8110, Positivo p70s, e Multilaser Zapp.

Para fechar: Desconectar é necessário, mas encontrar equilíbrio nisso também…

Meu objetivo com esse texto não é fazer com que você jogue seu celular fora, cancele seu Wi-Fi e vá viver no meio do mato. Com esse texto, eu espero apenas que você reflita sobre o quão conectado você anda ultimamente e se não seria legal você criar intencionalmente alguns momentos desconectados.

A internet e smartphones podem ser ferramentas maravilhosas para facilitar nosso dia a dia ou apenas nos trazer problemas. Tudo depende do modo como utilizamos isso. Ao constantemente checar o celular, treinamos nossa mente para ser agitada, ansiosa, menos focada e mais uma série de problemas. A França mesmo saiu proibindo o uso de tablets smartphones em escolas…

No entanto, essas ferramentas também podem ser utilizadas para nos economizar tempo ao pagar uma conta de casa (ao invés de ir na lotérica ou banco) fazer uma chamada de vídeo com pessoas distantes, ouvir um podcast sobre desenvolvimento pessoal ou até mesmo ler o artigo desse blog =).

Encontre seu ponto de equilíbrio, lembre-se que desconectar é necessário e também que:

A sabedoria reside na morada do silêncio

Compartilhe essa ideia

Hey, olha isso:

🚀 Elimine distrações, aumente seu foco, conquiste a vida que deseja:  Conheça meu curso Sobre Minimalismo Digital na Udemy

Marcelo Kazequer

Apenas um Publicitário querendo lhe vender boas ideias para o seu crescimento pessoal 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima