Por muitos anos, eu acreditei que a principal força motriz para conquistar qualquer objetivo, seria a tal da motivação.
Na prática, de um modo bem simplista, na minha cabeça funcionava mais ou menos assim: se você quer conquistar qualquer coisa, basta ter motivação para isso. A motivação seria o motivo que nos leva para executar determinada ação.
Acordar às 5h da manhã para se exercitar não é muito confortável para a maioria das pessoas. Mas se a sua motivação por trás disso é você perder peso para ter uma qualidade de vida melhor e poder acompanhar seu filho em várias brincadeiras que envolvam esportes enquanto ele está crescendo, é bem provável que isso seja um bom motivo para fazer com que você acorde às 5h da manhã para se exercitar.
Colocado desse modo, isso parece fazer sentido. Uma pessoa com essa motivação conquistaria seu objetivo sem problemas, certo?
ERRADO! Na prática sabemos que não é isso que acontece em 100% dos casos.
Outro exemplo é quando pensamos em ganhar dinheiro. Todos nós temos bons motivos para ganhar dinheiro. Se motivação fosse a única coisa que realmente importa quando falamos de conquistar objetivos, o mundo inteiro seria rico então, não é mesmo?
Vamos então, deixar a motivação de lado por um momento e direcionar nossa atenção para a verificação de possíveis conflitos na conquista de nossos objetivos?!
Verificação de possíveis conflitos na conquista de seus objetivos
Em PNL, fala-se muito sobre a verificação da Ecologia para obter mudanças desejadas em sua vida. Não vou entrar em termos técnicos por aqui, pois o objetivo é explicar essa ferramenta de forma bem simples para que você possa fazer sua própria análise e ter progresso em sua vida.
De modo resumido, a verificação da ecologia consiste em 3 níveis:
- Verificar problemas consigo mesmo (Eu)
- Verificar problemas com o outro (Pessoas ao seu redor que conhece)
- Verificar problemas com o sistema (Pessoas que você não conhece)
Relaxe, darei exemplos nos 3 níveis para você entender melhor essas questões.
Primeiro nível de conflito: “EU”
O problema aqui é de você consigo mesmo. Exemplo: a pessoa quer perder peso, porém existe um conflito interno acontecendo. Lá no fundo, mesmo sem ela perceber, seu inconsciente diz: se você emagrecer (objetivo) terá que renovar todo seu guarda-roupa. E isso vai custar dinheiro (prejuízo financeiro) ou vai ter que andar com roupas e calças folgadas que ficam caindo e andar feito desleixada na rua (problemas). Enquanto ela não ter consciência desses conflitos inconscientes, eles vão funcionar como um freio de mão. E como você deveria saber, basicamente somos governados pelo nosso inconsciente boa parte do tempo.
Segundo nível de conflito: “OUTRO”
Nesse nível, você tem problemas com alguma pessoa que você conhece. Exemplo: Vamos supor, a pessoa quer se mudar de cidade, vai ter melhores propostas de emprego e carreira em outro estado, porém isso entra em conflito com o outro. O outro pode ser seu parceiro(a) amoroso com quem você mora e talvez não curta a ideia da mudança. No caso de uma pessoa que é solteira ou separada, isso pode entrar em conflito com os filhos ou pais idosos. A simples sensação de que você está abandonando alguém, ou que vai ficar sozinho nessa nova etapa da vida, pode lhe impedir de conquistar o que deseja. Esse é um conflito complexo, concorda?
Um exemplo mais simples do conflito com o outro, é da mulher que gostaria de perder peso para poder voltar a usar um biquini na praia sem sentir vergonha da barriguinha, mas se isso acontecer, ela sabe que terá problemas com seu marido, porque ele é muito chato e ciumento, então ela já faz a seguinte associação no inconsciente: se eu emagrecer posso usar biquini, mas se isso acontecer, brigo com meu marido e minha vida vira um inferno.
Quer um exemplo mais simples ainda?
Imagine que o seu objetivo é marcar uma reunião com sua equipe após o final do expediente, mas o horário que você deseja marcar, vai entrar em conflito com o horário que uma pessoa da sua equipe precisa pegar o filho na escola ou até mesmo no horário que outra vai para academia. Talvez sua reunião não aconteça simplesmente porque você marcou em um horário de conflito para aquelas pessoas. Eu sei, parece um exemplo bobo colocado desse jeito, mas nem todo possível conflito precisa ser complexo e difícil de resolver. se o seu objetivo é fazer a reunião acontecer, verifique possíveis conflitos de horário antes. Marcar em um horário que não existe conflitos para o time, aumenta as chances de sucesso em sua reunião.
Terceiro nível de conflito: “SISTEMA”
O conflito com o sistema, acontece quando envolve pessoas que você não conhece. Um Exemplo disso: Um Executivo queria muito receber uma promoção no seu trabalho em uma multinacional, mas ficou sabendo que caso ele seja promovido, 3 executivos seriam demitidos lá na Índia. O pensamento aqui é o seguinte: quero muito ganhar essa promoção, mas se eu ganhar, os outros vão perder. Não quero ganhar prejudicando ninguém. Obviamente, esse é apenas um exemplo no nível de conflitos com outras pessoas que você não conhece.
Existe solução para os conflitos que te impedem de conquistar seus objetivos?
Sim e não. Sempre vai depender de analisar cada caso individualmente. Os objetivos mais difíceis de negociar são os que não envolvem você diretamente. Sempre que estamos falando de problemas com os outros, focamos em coisas que não estão sob nosso controle.
No caso da mulher com marido ciumento, ela pode tentar conversar com ele, ver se ele muda essa atitude para ela se sentir mais segura com ele. Porém, quem garante que ele vai mudar essa atitude? Em último caso, ela tem a opção de se separar dele e arranjar um marido que não seja chato e ciumento ou então ficar sozinha.
Faça o teste você mesmo: Pegue um objetivo que está patinando para conquistar em sua vida nesse momento, e faça a verificação dos possíveis conflitos nos 3 níveis. É bem provável que você ache algum conflito.
Uma vez identificado o conflito, você pode mudar sua mentalidade a respeito do problema, negociar com as pessoas ao seu redor se for necessário ou simplesmente abandonar seu objetivo e buscar outras alternativas para conseguir o que deseja que não envolvam conflitos.
Conclusão
Motivação é importante para conquistar seus objetivos? Sim. Ela funciona como o motor do carro. Te impulsionando pra frente.
Porém, vamos colocar que os conflitos funcionam como um freio de mão puxado em seu carro. Alguma vez você já tentou andar com o freio de mão puxado no carro? Você pode até progredir, mas de maneira lenta e custando muita energia investida nessa ação para pouco progresso sendo feito. Sem falar que no meio do caminho você pode até quebrar.
O principal desafio aqui, é ter consciência dos nossos conflitos, seja conosco, com o outro, ou até mesmo com o sistema que estamos inseridos.
Espero com esse artigo, ter lhe ajudado a identificar possíveis conflitos.
Se quiser, entre em contato comigo por e-mail e eu posso lhe ajudar a identificar possíveis conflitos que estejam lhe atrapalhando na consquista dos seus objetivos.