Marcelo Kazequer

Marcelo Kazequer

Como organizar os Livros no Kindle – Uma abordagem Minimalista

Utilizo um Kindle desde 2018 para leitura de livros em formatos digitais.

Penso que somos afortunados por viver em uma era de informação. Dentro da própria Amazon, existem centenas (se não milhares) de livros gratuitos para download. Outros milhares você pode comprar por menos de 5 reais. Obviamente, você também pode operar à moda antiga, baixando livros gratuitos do Google em formato PDF e enviar para seu Kindle (quem nunca?!).

Se você gosta de ler em seu Kindle, será apenas uma questão de tempo para perceber que o acúmulo de livros por lá está aumentando e você precisa fazer algo para manter a casa em ordem.

Obviamente, nesse momento você vai procurar por ajuda na internet e ver o que os gurus podem te dizer sobre o assunto.

Foi o que eu fiz. Segui o caminho mais óbvio, testei algumas dicas, nenhuma delas funcionou pra mim, e então precisei criar meu próprio método minimalista de organização por lá, e falaremos sobre isso a seguir.

Esqueça o caminho mais óbvio

A primeira coisa que você vai observar dentro do seu próprio Kindle, é a possibilidade de organizar seus livros por pastas (coleções).

Geralmente os gurus te dizem para você organizar seus livros de acordo com as categorias que você mesmo irá criar de acordo com os tópicos que mais lê.

Vamos supor que você comece criando 10 categorias, tal como:

  • Desenvolvimento pessoal;
  • Ficção;
  • PNL;
  • Hábitos;
  • Minimalismo;
  • Finanças;
  • Espiritualidade;
  • Alimentação;
  • Veganismo;
  • Emprendedorismo;
  • Etc.

À primeira vista, parece um bom modo de você separar os assuntos em sua biblioteca. Porém, quanto mais categorias você cria, mais pastas seu kindle terá, o que começa a deixar o visual dele um pouco poluído na minha opinião.

No entanto, o maior problema que eu percebo nessa abordagem, é o fato de que um livro pode pertencer a mais de uma categoria ao mesmo tempo, então, na prática, para cada livro que você adicionar à sua biblioteca, você precisa ficar “ticando” todas as categorias que ele pode pertencer.

É como se você duplicasse o mesmo diversas vezes dentro de diferentes pastas do seu computador. Pra mim essa abordagem não faz sentido.

Calma que ainda vai piorar…

À medida que o tempo passa, talvez você queira adicionar novas categorias em sua biblioteca. Vamos supor que agora você começou a ler coisas sobre:

Talvez, essas categorias poderiam ser subcategorias da categoria já existente Espiritualidade, mas agora que você acabou de criar essas novas categorias, você precisa rever todos seus livros antigos para ver se algum deles pode se enquadrar nessas categorias.

Obviamente, que mais cedo ou mais tarde você vai se perder no meio dessa bagunça.

Parece até um paradoxo, mas quanto mais organizado você tentar ser nessa abordagem, mais desordem terá no meio do caminho. Isso porque seus livros serão duplicados em várias categorias, e você provavelmente não vai ter saco para ficar revisando e atualizando novas categorias a cada novo livro que chegar no seu Kindle.

Por essas e outras, eu desisti desse método de organização e resolvi criar o meu próprio.

Como organizar os livros no Kindle: o método das 3 pastas!

Vamos lá. Chega de enrolar.

É hora de botar a casa de pernas pro ar e começar a reorganização dessa parada toda!

Já adianto que você vai encontrar uns livros empoeirados no meio do caminho, que nem se lembra do conteúdo ou se foram valiosos pra você. Aproveite para se livrar deles também. Falarei mais sobre isso a seguir.

Por hora, vamos com nosso método de 3 pastas.

É isso mesmo que você leu.

3 pastas para dar fim na bagunça do seu Kindle.

1 – Para ler

Obviamente, como o próprio nome da pasta diz, aqui você deixa os livros que pretende ler no futuro. Sabe quando alguém te indica um livro e diz que é muito bom ou você gostaria de ler novamente um livro que te agregou muita coisa no passado?

Então, o lugar desses caras é aqui. Eles ficam em stand by.

Quer ter 200 livros aqui? Fique à vontade. Você só vai pegar um de cada vez mesmo e na próxima pasta não cabem muitos mesmo…

2 – Lendo

Adivinhe quais tipos de livros ficam aqui?! Exatamente! As suas leituras do momento. Porém fique esperto para não virar bagunça essa parada. Quem tenta ler 30 livros ao mesmo tempo, no final das contas, não está lendo nenhum. Eu sei que muitas vezes, à gente escolhe o tema da leitura de acordo com o modo que estamos, exemplo: espiritualidade antes de dormir, finanças de manhã antes do trabalho, ou ficção sábado de tarde largado no sofá. Tenha suas diferentes opções aqui mas mantenha essa categoria a mais curta possível!

Acho que é lugar para uns  5 no máximo por aqui, beleza?

3 – Lidos

Livros que você concluiu a leitura e realmente agregaram algo em sua vida. Sinceramente, acho que não vale a pena querer ter uma pasta com 500 livros na categoria “lidos” apenas para dizer que é um devorador de livros. Deixe apenas o que valer a pena por aqui.

Quem sou eu pra dizer quantos livros devem ficar por aqui?! É você que deverá avaliar isso.

Observe que os livros na categoria lidos, podem voltar para a pasta 1 –para ler – a qualquer momento.

Por último e não menos importante: Delete, desapegue, deixe fluir!

Quando você está reorganizando sua biblioteca do Kindle utilizando o método que sugeri, você vai ter a excelente oportunidade de revisar todos os livros que você vem acumulando por lá ao longo dos anos. Alguns você nem se lembrará do conteúdo deles. Outros você vai se lembrar com carinho. Haverá aqueles ainda que você vai olhar e saber que “precisa” finalizar aquela leitura, por mais que já tentou diversas vezes ler aquilo, alguém te recomendou muito bem, etc.

Eu confesso que fiquei um tanto quanto relutante em deletar alguns livros que tinha por lá – principalmente livros que paguei mais caro ou me foram muito bem recomendados.

Porém, se a leitura não estava fluindo, pra que forçar isso?

Penso que a leitura precisa ser agradável, estimulante, pode e deve sim desafiar nossas crenças e coisas nesse sentido, mas se cada vez que estamos a ler sentimos que estamos tentando finalizar um livro empurrando com a barriga, pra que insistir nisso?

Delete. Desapegue. Qualquer coisa essa oportunidade de leitura aparece novamente no futuro.

Penso que forçar em leituras chatas são tão prejudiciais para a leitura quanto uma biblioteca desorganizada.

O minimalismo pode e precisa ser praticado nessa parte também!

Conclusão sobre como organizar os livros no Kindle

Depois que organizei minha biblioteca do Kindle através desse método minimalista, percebi que voltei a ler mais em meu Kindle, pois agora minha leitura é mais focada.  Antes eu perdia muito tempo tentando manter ela organizada com várias pastas e a cada novo livro eu precisava “ticar” todas as categorias e subcategorias que ele podia pertencer. Isso era um saco. Hoje em dia eu ligo o aparelho e já vou diretamente para a pasta 2 – Lendo – pois afinal de contas, é para isso que o aparelho foi criado. Nos manter lendo e não preocupados com manter 50 pastas devidamente organizadas nele.

Compartilhe essa ideia

Hey, olha isso:

🚀 Elimine distrações, aumente seu foco, conquiste a vida que deseja:  Conheça meu curso Sobre Minimalismo Digital na Udemy

Marcelo Kazequer

Apenas um Publicitário querendo lhe vender boas ideias para o seu crescimento pessoal 🙂

2 comentários em “Como organizar os Livros no Kindle – Uma abordagem Minimalista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima