Recentemente, fiz um curso sobre inteligência emocional oferecido pela Escola Conquer.
Caso você não saiba, um dos pilares da inteligência emocional é o autoconhecimento, ou seja, a capacidade de conhecer a si mesmo.
Se eu lhe perguntasse agora: quais são seus principais sabotadores, você saberia responder?
Talvez sim, talvez não.
De qualquer modo, convido você a continuar lendo e realizar um teste prático no qual você vai descobrir quais são os seus principais sabotadores.
Eu mesmo separei 10 minutinhos do meu dia para fazer o teste e me surpreendi com meus resultados (compartilharei eles no final do artigo, então continue lendo).
O que seriam esses sabotadores?
Sendo direto e reto, os sabotadores podem ser considerados como um conjunto de crenças que você possui que se transformam em atitudes que você terá em seu dia e não são benéficas para você.
Alguns exemplos de quando você está se autossabotando:
- Quando faz papel de vítima;
- Se tenta controlar tudo e todos ao seu redor;
- Dizendo sim para todos os favores que lhe pedem;
- Etc.
Como eliminar a autossabotagem?
Parece óbvio, mas antes de eliminar a autossabotagem, você precisa identificar quais são seu principais sabotadores.
Dito isso, vamos direto pro que interessa:
Ao clicar nesse link, você terá acesso a um teste para identificar seus principais sabotadores.
Caso a página carregue em inglês e você não entenda bulhufas do que está lá, basta clicar no botão Choose Language (Escolher Idioma) e selecionar a opção em português.
Logo em seguida, você será direcionado para outra página, na qual basicamente existem algumas frases e tudo que você precisa fazer é marcar em níveis de 1 a 5 se concorda ou discorda com aquilo.
Fazer o teste é moleza, digerir os resultados talvez nem tanto (risos).
Seus resultados chegarão por e-mail, em um relatório bem completo.
Meus resultados no teste para identificar meus sabotadores…
Quando recebi o resultado do meu teste, fiquei surpreso. Isso porque, meus sabotadores são “velhos amigos” dos quais eu não consegui me livrar ainda: Prestativo e Hiper-Realizador.
Há 3 anos, escrevi um texto nesse mesmo blog sobre a importância de dizer não. A ideia que eu queria compartilhar naquele momento é que quanto mais a gente diz sim para tudo e todos ao nosso redor, mais a gente vai carregando um peso desnecessário em nossas costas, e que precisamos aprender a dizer não às vezes para evitar que as pessoas se aproveitem da gente ou fiquem dependentes de nós.
Pois bem, um dos meus principais sabotadores é o fato de ainda ser demasiadamente prestativo. Eu aprendi a dizer não, mas pelo visto não na frequência necessária.
Outro autossabotador identificado: hiper-realizador.
Um dos pensamentos característicos do hiper-realizador é que ele precisa ser o melhor no que faz
Há pelo menos um ano, procuro levar como filosofia de vida em meus projetos de que “o feito é melhor que perfeito”. Inclusive, esse era é um dos temas que estão em pauta há tempos para eu escrever por aqui. No entanto, novamente parece que não estou dosando isso na medida certa.
Conclusão sobre o teste para autossabotagem:
Se não me livrei dos meus velhos sabotadores, pelo menos tenho consciência de que eles ainda estão por perto e então posso me manter atento, para que ao primeiro sinal da presença deles, eu possa enfraquecê-los.
Fuja da vida em piloto automático, faça o teste e descubra seus principais sabotadores também.
Dica de livro:
Caso se interesse em saber mais sobre esse assunto de como eliminar a autossabotagem, leia o livro “Inteligência Positiva“.
Gostei do texto! Direto ao assunto e com algo pratico para por em prova hoje mesmo, vou fazer o teste e volto aqui para compartilhar tbm 😉
Eu acho bem interessante quando o autor do post coloca seus próprios resultados, assim estimula a todos fazer o mesmo, não é só conteúdo, é prática na vida.
Grato pelo elogio Rodrigo. Estamos juntos nessa jornada do desenvolvimento pessoal. Nem sempre acertamos mas evoluímos sempre!
Fiz o teste meus resultados são: “Seus Sabotadores principais são Controlador e Hiper-Racional”
Hiper-Racional:”O que mais valorizo é sabedoria, entendimento e discernimento” é preciso cuidar nesse poto quanto a baixa flexibilidade nos relacionamentos.
Controlador: “Forte necessidade de controlar e assumir responsabilidade.” Vejo realmente como um resultado verdadeiro, venho trabalhando nisso, principalmente ao estudar Estoicismo, que tenda nos ajudar e separar o que está sobre nosso controle… e o que não está.
Gostei muito do texto e aconselho fazer!