A Importância de Evitar Distrações Desnecessárias
Nesse artigo eu quero falar com você que sonha com uma vida melhor, mas que por muitas vezes se sente meio perdido e tem dificuldade para conquistar seus sonhos e objetivos ou pior ainda, já desistiu deles faz tempo.
Existem dois fatores que eu acredito que contribuem diretamente para isso em nossa sociedade atual. O primeiro deles está ligado à quantidade de tempo que a gente simplesmente joga no lixo por ficar consumindo informações desnecessárias. Teve um cara que escreveu um livro chamado “Ansiedade da Informação”, e no livro ele comenta que em uma edição de domingo do jornal New York Times contém mais informações do que aquela que um cidadão do século 17 recebia ao longo de toda a vida.
E eu não tô aqui apenas pra falar de jornal não. Quantas vezes você já pegou teu celular hoje? Deu uma olhada nas mídias sociais? Grupos de WhatsApp? Ligou a TV? Foi atrás de um Netflix? Na maior parte das vezes, essas informações das quais vamos atrás, são apenas distrações para preencher um vazio dentro de nós. E observe que esse tipo de comportamento a gente fica repetindo diariamente, então se torna um hábito e aí vai pro nosso piloto automático.
O Tempo Perdido e a Falta de Produtividade
Então beleza, esse é o primeiro ponto: a quantidade de tempo que perdemos com informações e distrações desnecessárias para nossa vida.
O segundo ponto é consequência do primeiro. Se você está com esse hábito de preencher qualquer tempo livre com consumo de informações, como é que vai sobrar tempo necessário pra você produzir algo para conquistar seus sonhos e objetivos?
E eu não tô falando aqui sobre uma produtividade do tipo fazer um relatório técnico de serviço, mas sim uma criação intencional da sua vida.
Como Ser Intencional na Criação da Sua Vida
Imagine se em um estalar de dedos você conseguisse mudar esse hábito. Ao invés de ficar ali horas por semana rolando seu celular ou com a bunda no sofá atrás de séries intermináveis, você começasse a aplicar um tempo com papel e caneta na mão para se planejar sobre as coisas que você quer conquistar para sua vida.
Isso é ser intencional. É você colocar a sua intenção em algo. Você pensa: “Eu quero criar tal coisa em minha vida, ok, como eu posso fazer isso?” E então você começa com um plano e vai mapeando as coisas necessárias que precisam acontecer ali no meio do caminho pra você conquistar seu objetivo final.
Isso com certeza é muito mais produtivo do que ficar igual um zumbi consumindo um monte de coisa aleatória no celular, TV, etc.
Desligue o Piloto Automático e Foque nos Seus Sonhos
Então se você sonha com uma vida melhor, eu acredito que esse é o primeiro passo: desligar o piloto automático, fugir dessa overdose de informação e começar a colocar seus sonhos e objetivos no papel.
Porém, isso é apenas metade do jogo.
Conflitos Internos na Conquista de Objetivos
A outra metade do jogo é sobre um negócio chamado “conflitos internos na conquista de objetivos” e eu vou tentar explicar isso de um modo bem simples.
Para aqueles que já estudaram um pouco de psicologia e desenvolvimento humano, vão saber que em grande parte a nossa vida é comandada pelo nosso inconsciente.
E eu não tô aqui pra dizer que sua mente inconsciente joga contra você e ela é a vilã da história. Não, não, muito pelo contrário. Eu acredito que cada um de nós é responsável pelo nosso próprio destino, e que o nosso real problema aqui é muitas vezes o nosso baixo nível de consciência com as coisas.
Carl Jung certa vez disse o seguinte:
“Até você se tornar Consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.”
O que você precisa entender aqui é que muitas vezes a gente está buscando conquistar um objetivo com a nossa mente consciente, mas ela não consegue enxergar todos os riscos e problemas envolvidos em um objetivo. Já o inconsciente consegue. E se você não dedicar um tempo para investigar possíveis problemas em seu inconsciente na hora de formular objetivos, você corre um grande risco de ter seu inconsciente jogando contra você no meio desse processo.
Identificando e Superando Conflitos Internos
Afinal de contas, se para conquistar um determinado objetivo você vai perder algo que ama, mas ainda não se tocou com sua mente consciente sobre isso, é óbvio que o inconsciente vai dar um jeito de paralisar o processo para buscar sua autopreservação de algum modo.
E aí muitas vezes a gente acha que o problema está na falta de motivação, procrastinação, falta de confiança em nós mesmos, etc. enquanto que na verdade, em muitos casos o problema está em um nível inconsciente.
O problema disso não é o conflito em si, mas sim a sua falta de consciência sobre ele. E gente, isso é um assunto meio complexo. É por isso que dentro do meu treinamento eu criei uma aula exclusiva apenas para falar sobre esses conflitos internos e validação de objetivos antes mesmo de você pensar em jogar isso pra um caderno.
Isso porque hoje eu entendo que essa é a base de tudo. Não adianta você definir um objetivo sem dedicar um tempo adequado para fazer essa etapa de verificação e investigação antes.
Porque se você ignorar isso e vamos supor que seu objetivo tenha algum conflito grave a nível inconsciente, você pode até tentar colocar isso em prática, mas aí você sente que tá patinando, que as coisas não andam, você começa a duvidar do seu potencial, da sua autoconfiança, etc.
Aí você começa a acreditar que o problema está em você, que você é burro, preguiçoso, etc. mas na realidade é bem provável que o problema esteja na investigação que você não fez a respeito do seu objetivo.
A Importância de Investigar Seus Sonhos e Objetivos
Só que você não sabe nada disso, e aí os anos vão passando e você começa a deixar seus sonhos e objetivos de lado justamente pela falta de confiança que você tem em você mesmo.
Aí aos poucos é como se a sua vida fosse perdendo a cor, vamos supor, ficando em preto e branco. E daí chega um dia que você nem lembra mais quais eram seus sonhos e objetivos e você até tenta se lembrar em qual momento lá atrás foi onde você desistiu da vida.
Combatendo a Passividade e a Inércia
Sabe aquelas pessoas meio depressivas, que tipo, desistiram da vida? Então! o meu objetivo por aqui é combater tudo isso. Eu resolvi que essa era uma causa que valia a pena lutar.
Eu vejo muitas pessoas ao meu redor iguais zumbis. No piloto automático. Apenas reagindo à vida e sem a expectativa ou pretensão de criar coisas novas para ela.
Obviamente, eu já estive nesse barco. Mas aí, inconformado com essa situação, eu consegui escapar desse ciclo através de um plano. E esse plano é justamente o que eu tenho pra compartilhar com vocês em meu treinamento.
O Plano para Criar uma Vida Mais Intencional
Eu realmente acredito que o tempo é o recurso mais valioso que temos e eu não estou aqui pra ficar enchendo linguiça, então eu vou direto ao ponto. O meu objetivo aqui é te ajudar a criar uma vida mais intencional. Ou seja, fazer com que você sinta e perceba que está criando uma nova realidade para sua vida e o mais importante: se aproximando dos seus sonhos e objetivos.
E para isso, eu criei um treinamento em vídeo, o qual você pode conferir as primeiras aulas de modo gratuito na Udemy até mesmo para ver se você se identfica com o conteúdo antes de se inscrever para o curso completo:
Saiba mais sobre o treinamento clicando aqui ou assista o vídeo de apresentação abaixo para saber mais sobre: