Marcelo Kazequer

Marcelo Kazequer

Benefícios do Refrigerante para nossa saúde (nenhum)

Nos últimos 12 meses eu fiz alguns experimentos e mudanças interessantes em meus hábitos de consumo: Cortei o álcool, parei de comer carne e derivados de origem animal e agora estou para implementar outra mudança: Eliminar o consumo de refrigerante.

Benefícios do refrigerante para saúde

Antes de considerar essa mudança, eu fiz minha própria pesquisa: Entrei no Google e pesquisei por “benefícios do refrigerante para saúde”. 

Sabe quais os benefícios do refrigerante para sua saúde? Nenhum.

Pelo menos eu não encontrei nenhuma matéria ou artigo (mesmo que patrocinado pelas empresas de refrigerante) a respeito dos benefícios envolvidos no consumo do refrigerante.

Sendo assim, a questão que fica é: Se você toma algo que não lhe traz benefício nenhum para sua saúde, o que é que você está ganhando? Apenas problemas.

A lista vai desde uma “simples cárie” passando por aumento de peso, diabetes, câncer, etc.

Acredito que lá no fundo, todos nós sabemos que os refrigerantes são uma porcaria para nossa saúde, mas parece que continuamos a consumir isso porque é gostoso (?) e principalmente pela questão cultural envolvida. É justamente sobre isso que falo a seguir.

Ah, mas é gostoso…

Será mesmo que isso é gostoso ou nós que nos contentamos com qualquer coisa?

Existem vários relatos de pessoas que eram viciadas em refrigerante, pararam de tomar e depois de um tempo não conseguem mais tomar porque dá enjoo ou ânsia de vômito.

Eu mesmo tive uma experiência parecida com a questão da carne, que pretendo comentar melhor em outro artigo apenas sobre esse assunto, mas aqui está um exemplo rápido: se antes eu salivava com uma linguiça ou churrasco na brasa, hoje eu me incomodo até com o cheiro disso.

Em síntese, aceitamos facilmente tudo aquilo que nunca paramos pra pensar verdadeiramente a respeito.

Questões culturais

Desde que você era criancinha você ia nas festinhas das outras crianças e sempre tinha refrigerante envolvido no momento da celebração? Ou naquele almoço de domingo abre-se um refrigerante e compartilha com os familiares? Seja no trabalho ou após o futebol, uma “Coquinha” sempre vai bem, né?

Pelo fato do consumo do refrigerante estar bem enraizado em nossa cultura, parece que ninguém questiona seu consumo e quando você está em uma roda de amigos e você recusa isso, parece que você está de certo modo rejeitando a celebração em conjunto com aquelas pessoas.

Gosta de uma reflexão mais profunda? Aqui está:

Se você quiser fritar seu cérebro, ainda pode refletir sobre a seguinte questão: Se o consumo do refrigerante não traz nenhum benefício de saúde à população (apenas problemas) porque diabos que a comercialização desses produtos é liberado pelo governo?

Arrecadação de impostos parece uma resposta óbvia. Mas será que esse então é um modelo ideal de governo? O qual coloca o enriquecimento próprio acima da saúde da sua população?

Não estou aqui para discutir política. Eu sinceramente nem me interesso por esse tópico.

Apenas acho que precisamos rever muita coisa nesse mundão.

Mas talvez, antes de olharmos pro mundão lá fora e achar que tudo está fodido, vamos olhar para dentro de nós e focar no que está sob nosso controle.

Observe que a mudança de nossos hábitos de consumo está sob nosso controle, e justamente por esse motivo e essas reflexões, eu pretendo daqui pra frente cortar meu consumo de refrigerante e convido você a fazer o mesmo.

A mudança começa por nós. Não pelos outros.

Conclusão

Em uma análise mais profunda, parece que o único valor do refrigerante acaba sendo o cultural em celebrações com amigos e familiares. E justamente por esse motivo, consumimos isso no piloto automático sem refletir se de fato estamos fazendo uma escolha saudável para nosso corpo.

A pergunta que fica é: Se o consumo do refrigerante não traz benefício nenhum para minha saúde, faz sentido eu continuar tomando isso?

Pense nisso.

Compartilhe essa ideia

Hey, olha isso:

🚀 Elimine distrações, aumente seu foco, conquiste a vida que deseja:  Conheça meu curso Sobre Minimalismo Digital na Udemy

Marcelo Kazequer

Apenas um Publicitário querendo lhe vender boas ideias para o seu crescimento pessoal 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima