Desde que me conheço por gente, sempre repeti para mim mesmo e todos ao meu redor que eu não tinha coordenação motora para tocar qualquer instrumento.
Na adolescência, eu frequentava os jogos do meu time e sempre ficava por perto da bateria da torcida organizada. Todo aquele batuque e agito me fazia muito bem, eu até tinha vontade de me candidatar para tocar algum instrumento, mas como você sabe, eu sempre dizia a mim mesmo que não tinha coordenação motora para tocar qualquer instrumento.
Naquela época, seria bom se alguém por perto tivesse me dado um toque que isso era apenas uma crença limitante e sinal claro de autossabotagem.
Sobre autossabotagem
Na prática, funciona assim: quanto mais você afirma para você mesmo ou para outros que você é ruim em tal coisa, isso vai criando uma história na qual o seu personagem precisa se manter fiel a tal característica.
Vamos encarar os fatos: é muito mais fácil continuar dizendo que não se tem coordenação motora para tocar qualquer instrumento do que tentar desenvolver essa habilidade.
Aprender uma nova habilidade significa que você precisa tirar a bunda do sofá, largar o celular, estudar um pouco, assim como aprender com seus erros e superar seus próprios desafios.
Dito isso, vamos voltar para meu exemplo com o violão:
Sobre aprender a tocar violão
A princípio, iniciei esse blog em 2017, no intuito de tirar as pessoas da vida em piloto automático. Um dos primeiros artigos que escrevi foi sobre criar uma lista de coisas para fazer antes de morrer.
Em minha lista pessoal, um dos itens que surgiu foi aprender a tocar violão. No entanto, para isso eu precisaria desconstruir aquele personagem que criei ao longo da vida, dizendo que não tinha coordenação motora para tocar qualquer instrumento.
O desafio estava lançado e dessa vez eu não faria o papel de vítima.
Apesar de não fazer a mínima ideia de como eu iria me organizar com aquilo, resolvi dar o primeiro passo e comprar um violão usado, na OLX mesmo. O segundo passo foi me dedicar e separando pelo menos uns 20 minutos por dia para que eu visse alguns tutoriais no Youtube.
Sobre a primeira conquista com o violão:
Seguindo essa receita: organização e prática diária de pelo menos 20 minutinhos, não demorou muito para que os primeiros resultados aparecessem.
Consegui (com muito custo naquele momento) tocar a parte inicial da Música Otherside do Red Hot Chilli Peppers!
Só para ilustrar: um dos vídeos que me ajudaram nessa conquista, foi esse abaixo:
Por fim, você percebe que aprender a tocar violão é uma experiência legal:
- Primeiramente, você não sabe nem como segurar isso.
- Aprendeu a segurar? Tu tenta arranhar as cordas mas é uma bagunça total.
- Você define algum objetivo, com base em algum som que você gosta.
- Quando se dá conta, aquela bagunça aos poucos começa a parecer com o som que você gosta.
- Como resultado, você tira onda nas confraternizações com amigos e família.
Aprender a tocar violão não tem segredo: É tentativa e erro. Quanto mais você erra, mais você aprende.
Eu ainda estou longe de dizer que aprendi a tocar violão porque no meu caso acabei largando os estudos e até vendendo o violão mais ou menos um ano depois de ter comprado ele.
No entanto, a grande vitória que tive até o momento com o violão foi desconstruir aquele personagem que eu havia criado ao longo dos anos: uma versão minha que dizia a si mesmo que não tinha a mínima coordenação motora para tocar qualquer instrumento.
Enfim, hoje eu sei que sou totalmente capaz de aprender a tocar violão e convido você a fazer o mesmo:
Supere seus desafios e livre-se das crenças limitantes.