Hoje trago um artigo diferente, com essa introdução extremamente curta – afinal de contas – acredito eu que o título do texto é autoexplicativo.
Imagine cada um dos itens abaixo como uma espécie de checklist, veja quantos você identifica que precisam ser trabalhados em sua vida e bora “desfoder” sua vida para que ela flua com o todo em perfeita harmônia, prosperidade e abundância.
Porém, da recompensa vamos às reflexões do dia:
1 – Pare de acompanhar a Previsão do tempo
Sei que vai parecer bizarro o que vou falar aqui, mas vamos lá:
Na minha opinião, muitas pessoas fodem suas vidas simplesmente por serem as “doidas da previsão do tempo”.
O perfil dessas pessoas é caracterizado do seguinte modo: Elas geralmente possuem um widget no celular já na tela inicial com a previsão do tempo ou costumam assistir o jornal todo dia para acompanhar a previsão do tempo, pois é uma das suas partes favoritas do jornal.
Pois bem, seja lá seu perfil (doido do widget ou jornal) deixa eu te dizer uma coisa:
A ansiedade é o mal do século. Quem acompanha a previsão do tempo só alimenta a ansiedade dentro de si.
É segunda-feira e você já “quer saber” como vai ficar a previsão do tempo para o próximo final de semana.
A previsão da segunda diz: vá para a praia final de semana pois o tempo vai estar bom para cacete, vai sair um sol e céu azul lindo, quem viver verá!
Você já faz as malas, se planeja com a família inteira para a viagem, aluga uma casa na praia, etc.
Chega na quinta a previsão do tempo muda, e agora ela diz que vem uma frente fria lá da casa do caralho que vai bater de frente com uma nuvem de ar quente lá da china no meio do oceano pacífico e pronto, talvez possa chover no final de semana.
Pronto, seus níveis de ansiedade disparam.
Você começa a suar frio. Começa a pensar que nada na sua vida da certo e que Deus não vai com sua cara.
Na sexta a previsão confirma que vai chover no domingo, chances de temporal.
Nessa altura do campeonato você já abandonou qualquer ideia de viagem na praia. Cancela a viagem em família e prefere ficar ranzinza pelos próximos dias.
Porém, no final das contas, o que acontece é o seguinte:
Domingo não chove na praia. Algum amigo seu posta uma foto no Instagram curtindo a bela praia com sol e céu azul.
Sim, seu amigo provavelmente não viu a previsão do tempo e curtiu a praia feliz da vida, enquanto que você, confiou 100% nisso e só alimentou ansiedade e frustração dentro de si.
Você já viu algum noticiário pedir desculpas ou fazer uma retrospectiva dos acertos e erros das previsões das últimas semanas? Eu nunca vi. As pessoas são facilmente distraídas quando direcionadas a pensar pro futuro e não refletir sobre o passado.
Esqueça a previsão do tempo e viva sua vida em paz, sem ansiedade ou frustrações.
2 – Atenção total nos ambientes que frequenta
Pare e reflita um pouco sobre os ambientes nos quais você mais passa tempo ao longo do dia, seja sua casa ou escritório por exemplo. Você se sente bem nesses ambientes? Existe desorganização ou pessoas tóxicas nesses ambientes? O ambiente que vivemos exerce grande influência em nosso humor e disposição, viver em ambientes que sugam nossa energia ou proporcionam desânimo é pedir para foder nossa vida em uma escala de longo prazo.
Às vezes seu maior problema pode ser simples como apenas arrumar aquela gaveta da bagunça ou evitar de ficar em rodinhas no escritório na hora do cafézinho com pessoas que só fazem fofoca da vida alheia. Porém nós sabemos que nem sempre você pode mudar tudo ao seu redor.
No entanto, lembre-se que você sempre tem uma opção: Se você não pode mudar por completo o ambiente X que está (empresa, cidade ou marido X) você ainda sim pode mudar o ambiente para Y (empresa, cidade ou marido Y).
Boa parte do sofrimento humano acontece nos ambientes que frequentamos, every fucking day.
Reflita sobre seus ambientes e mude o que for necessário!
3 – Barulhos, Notificações e Poluição visual
Esse tópico tem relação com o ambiente que estamos, mas preciso falar disso separadamente.
Eu mesmo vivo em um ambiente relativamente barulhento. Morar em uma Avenida e ao lado de uma escola infantil não é fácil. Trânsito, cachorros que ficam latindo durante o dia, crianças chorando, etc. Às vezes é foda inclusive para escrever um texto como esse. Às vezes sinto que vou enlouquecer. Por sorte, sempre podemos dar um jeito para nossos problemas, seja utilizando um Headphone com o Ruído Marrom ou fone abafador de ruído.
Às vezes você até vive em um ambiente silencioso, mas daí você tem um celular que fica apitando a cada 5 minutos com alguma notificação irrelevante. Por mais que você não perceba, isso suga sua energia e tira seu foco, o que por consequência vai atrapalhar sua produtividade. Experimente desativar as notificações irrelevantes de WhatsApp, Instagram e seja lá mais quais apps você tenha instalado em seu celular. Eu mesmo praticamente só deixo as notificações de minhas contas Bancárias no celular. O resto é irrelevante para mim.
Ainda existe a questão da poluição visual, que pode ser outra sugadora da sua energia vital ao longo do dia. Seja no digital com 500 ícones em sua área de trabalho ou até mesmo a sua mesa de trabalho com coisas espalhadas e empilhadas por todos os lados.
Verifique se alguma das questões acima precisam ser trabalhadas e resolva isso!
Por aqui, eu mesmo já relatei algumas experiências sobre usar o celular de um modo mais minimalista, excluir o instagram ou até mesmo ficar 30 dias sem whatsapp e smartphone.
4 – Perdão, mágoa, rancor são pedregulhos pesados em sua mochila da vida.
Ok, aqui a parte que muitos vão pular, mas vamos lá.
Todos nós passamos por certas merdas na vida, seja problemas de relacionamentos com familiares ou gente que nos faz de otários ao longo da vida. Pessoas podem te trair, te dar calote e várias outras coisas desagradáveis que prefiro não citar por aqui, afinal de contas a lista pode ser longa.
É provável que só de você ter lido o título desse tópico, talvez já tenha pensado em alguma pessoa ou situação da sua vida que lhe causou certa dor e talvez você ainda carrega isso com você.
Se você ainda está lendo esse texto, parabéns, você não escapou da parte mais “difícil da nossa conversa”.
Enfim, reflita (honestamente) se você precisa perdoar ou parar de guardar mágoa e rancor de alguma pessoa ou situação na sua vida.
Cada coisa ruim que carregamos conosco é um fardo pesado em nossa mochila para carregar ao longo da vida. Todos nós estamos aqui para evoluir de algum modo. Ninguém na vida é perfeito. Nós mesmos fazemos cagadas às vezes. Precisamos aprender com nossos erros e perdoar os outros pelos erros deles.
Alguém te faz mal e você possui um desejo ardente que aquela pessoa sofra, pague pelo que te fez, etc.
Isso vai te consumindo aos poucos por dentro, começa a se tornar uma obsessão. Em uma visão de longo prazo, o que você ganha alimentando esse desejo? Você ficará vibrando em baixas energias, sua vida se torna mais escura e a única coisa que te move é a raiva ou desejo de vingança? Se nada acontecer com a pessoa que você quer ver mal isso vai te deixar depressivo daqui 20 anos? Será que você realmente deseja isso para sua vida?
Let it Go & deixe que o universo se encarregue de resolver essas coisas.
Siga sua vida sem carregar fardos do passado.
5 – Falta de propósito & metas claras
Ok, vamos imaginar que você vive no ambiente ideal, você não carrega nenhuma mágoa ou rancor do passado e tudo na sua vida é perfeito.
Exceto por uma questão: falta de propósito e metas claras do que deseja conquistar.
Confesso que esse é o que tem pegado mais para mim nos últimos tempos. Andei reformulando algumas coisas na minha vida e parece que falta ajustar o principal nesse momento.
Perguntinha:
O que te move nesse momento?
Reflita sobre essa questão.
SE não existe nada nos movendo ou motivando nesse momento, nossa vida apenas segue no piloto automático. Sem objetivos ou sonhos nessa vida, qual seria nosso ânimo com ela? Precisamos sim de coisas que nos motivem a acordar todo dia cedo e fazer qualquer coisa por mais pequena que seja (como escrever esse texto por exemplo) mas que nos aproximem de nossos objetivos maiores, o meu nesse caso é tirar você do piloto automático, trazer maior qualidade de vida para você, etc.
Já viu casos de pessoas que são ricas, aparentemente possuem tudo mas acabam se matando ou vivem deprimidas?
Então, geralmente o que acontece nesses casos é a falta de um propósito ou metas claras com objetivos para conquistar. Muitos milionários acham que conquistaram tudo e por isso acabam perdendo o tesão pela vida.
Então, por esse motivo, preste atenção sobre essa questão e identifique se nesse momento lhe falta propósito ou metas claras em sua vida.
O que te move?
6 – Suas próprias crenças
No que você acredita? Qual a sua visão de mundo? Quais frases você mais escutava na infância?
Suas crenças é tudo aquilo que você acredita ou que lhe fizeram acreditar ao longo da vida. Na infância somos presas fáceis para aceitar as “verdades” que os adultos nos dizem. Aqueles adultos que exercem certa autoridade sobre nós, seja pais, tios, professores, etc.
Exemplos de crenças que talvez tenham sido enfiadas em você na infância:
- Dinheiro é a coisa mais suja do mundo (todos passam a mão nisso);
- Político é tudo corrupto;
- Todo homem é cafajeste;
- Toda mulher é interesseira;
- Quem nasce pobre morre pobre;
- Nenhum trabalho é bom;
- Dinheiro não dá em árvore;
- Etc.
O X da questão das crenças:
O grande problema das crenças – seja aquelas que nos enfiam quando crianças ou aquelas que escolhemos acreditar ao longo da vida – é que elas basicamente direcionam nossa visão de mundo e atitudes ao longo da vida.
Se você acredita que toda mulher é interesseira, como vai amar uma verdadeiramente sem se preocupar se ela não está apenas de olho em seu dinheiro ou seu fusca velho? Você começa a tratar as mulheres como meras sangue sugas. Se você acredita que quem nasce pobre morre pobre, vai aceitar qualquer trabalho que pague um salário mínimo pois tal crença faz você acreditar que você não é capaz de mudar sua realidade.
Se nossa sociedade acredita e espalha para todos os lados a crença de que todo político é corrupto, nós acabamos aceitando isso e veja como são os casos de impunidade para esses casos. AS pessoas perdem não apenas a fé, mas sim o poder de acreditar que podem mudar as coisas desse jeito.
Existem crenças que parecem que são espalhadas de geração em geração apenas para manter a população na merda ou escrava do sistema, sei lá.
Estou aqui chamando sua atenção para analisar suas próprias crenças porque a mudança da crença da sociedade como um todo começa em pequenos passos.
Por isso é importante você analisar suas crenças, pois elas impactam tudo que você faz ou como reage diante das situações da vida.
Da próxima vez que se deparar com alguém espalhando uma crença limitante, procure oferecer uma visão diferente para essa pessoa. Preste mais atenção no que você fala para seus filhos ou crianças/jovens ao seu redor.
Não vamos limitar nosso potencial nem aceitar uma vida de merda porque nossas crenças são uma merda.
Pense nisso e mude o que precisar.
Dica bônus: pesquise por reprogramações mentais no Google.
7 – Ser ou estar ao lado de pessoas que só reclamam
Esse é mais um tópico que pode fazer parte do ambiente que você vive, mas resolvi escrever sobre ele separadamente, pois ele merece a devida atenção.
A maioria de nós reclamamos no piloto automático sem se dar conta, eu mesmo já relatei aqui minha experiência ao tentar ficar 21 dias sem reclamar.
É foda conviver com pessoas que só reclamam da vida. Pior ainda é se você for uma delas.
Comece analisando as pessoas próximas a ti, seja seu parceiro(a), pai, mãe, filhos, etc.
Pessoas que só reclamam de tudo, além de lhe sugarem sua energia ao longo do dia, também são capazes de lhe oferecer várias crenças erradas pela vida. Geralmente elas são as coitadinhas e vítimas da vida. Parece que para elas nada dá certo, todos querem ferrar elas.
Geralmente elas são boas de dar discurso, sabem apontar onde estão todos os problemas mas preferem focar justamente em apenas reclamar das coisas ao invés de mudá-las.
Exemplos:
- Adoram reclamar sobre a qualidade da internet que utilizam é péssima mas nunca tomam atitude para mudar de operadora;
- Adoram reclamar sobre o trânsito que pegam todo dia mas não pensam em sair 10 minutos antes de casa, mudar a rota ou ir de bike, etc.
- Adoram reclamar sobre como está caro o preço das coisas mas não procuram reduzir custos ou ganhar mais dinheiro.
Quando a pessoa é nível “profissa” na arte de reclamar, ela está nesse nível:
Se está chovendo o problema é que não dá para ir no parque. Se está sol o problema é que está muito calor para ir no parque.
Ao longo da vida, sempre vamos nos deparar com desafios e situações que literalmente são uma merda, mas se a gente fica só reclamando, a gente não faz bosta nenhuma para mudar as coisas. Ficar ao lado de pessoas que só reclamam vai sugar toda sua energia e você corre sérios riscos de se tornar mais um membro desse partido.
Antes de querer (ou tentar) mudar a mentalidade dos outros com relação as reclamações, é preciso mudar a nós mesmos. Um bom exercício que você pode fazer é a experiência de ficar 21 dias sem reclamar.
Conclusão
Realmente o caminho da “desfodência” parece longo em muitos casos, mas acredito que é uma estrada que vale a pena ser trilhada, afinal de contas, mais vale nos esforçar para melhorar nossa qualidade de vida do que não fazer nada (achando que está economizando energia) mas continuar com os mesmos problemas, stress e péssima qualidade de vida.
E aí?! Quantas coisas acima você acredita que precisa mudar ou trabalhar em sua vida?