Hoje o texto é direto e reto, sem muita enrolação e feito especialmente pra você que acredita ter dificuldade para criar hábitos (ou se livrar deles).
Com certa frequência vejo as pessoas comentando sobre a dificuldade para criar bons hábitos ou se livrar de hábitos ruins.
Seja lá se você busca implementar algo positivo ou se livrar do negativo em sua vida, isso exige uma mudança em sua rotina e padrões de comportamento.
Nosso cérebro adora nos guiar em piloto automático para poupar energia e esse é um dos principais motivos pelos quais acabamos tendo dificuldades para criar hábitos, pois a mudança de comportamento implica em sair do piloto automático.
Exemplo: Você gostaria de tirar o sofá da bunda e se exercitar, mas aí você pensa, “está tão gostoso aqui no sofá, que vontade de ficar só mais um pouquinho”…
O resultado disso já sabemos. No final das contas você não fez bosta nenhuma.
A preguiça tomou conta de você e aí aquele papinho de faltou motivação surge.
A seguir, lhe apresento um método que vai resolver o problema da preguiça e a falta de motivação pra você.
O melhor método para quem está com dificuldade em criar bons hábitos ou se livrar dos negativos.
Primeiramente imagine o hábito que gostaria de implementar ou se livrar. Isso pode estar relacionado com alimentação, exercícios, leitura, meditação, fazer um detox de mídias sociais, neftlix, etc.
Você escolhe.
Pensou em algo?
Ok, agora que você já sabe o que precisa ser feito, você precisa arranjar um parceiro(a) de progresso pra você.
O ideal é que essa pessoa entre no jogo com você também. Vocês não precisam ter os mesmos objetivos, mas se os dois estiverem nessa caminhada dos hábitos, melhor ainda.
Vamos supor que o seu objetivo seja estar de pé (fora da cama) todo dia às 6h da manhã e a outra pessoa quer ler 20 minutos por dia.
Com objetivos definidos, vamos para a próxima parte:
Definindo um contrato de hábitos.
Imagine um contrato de prestação de serviços. É um acordo entre duas partes na qual fica definido o que cada parte é responsável a fazer e a multa estipulada caso algo não seja cumprido.
Já pensou se ao deixar de ler 20 minutos por dia você tivesse que pagar 100 reais pro seu parceiro de hábito? Quer motivação melhor que essa pra largar o celular e pegar o livro?
O principal segredo por trás desse contrato de hábitos é definir um valor $$$ que você precise pagar ao seu parceiro caso você falhe com algum objetivo.
Defina um valor, pode ser 10, 20, 50, 100 reais, etc.
Coloque isso no contrato de hábitos:
Fulano se compromete a fazer Y, enquanto que ciclano se compromete a se livrar de X. Em caso de falha, a multa será de XXX.
O presente contrato é válido até o final do mês de novembro de 2021.
Vocês assinam na parte de baixo.
A ideia geral é simples: Você define o nome das partes (participantes) e o que eles estão dispostos a fazer dentro de um período estipulado. Pode ser uma semana, um mês, três meses, etc. e o valor da multa se falharem. Particularmente gosto do modelo de contrato mensal, pois funciona muito bem pra mim. Ao final desse ciclo, consigo avaliar possíveis modificações e inserir ou remover coisas ali.
Isso parece muito formal, não gostei.
E quem disse que isso deveria agradar a você?
O objetivo desse negócio é ajudar você a criar bons hábitos ou se livrar dos ruins. Portanto, se você não gostou da ideia, talvez é porque no fundo seu subconsciente sabe que se você adotar um modelo de contrato de hábitos, a preguiça e desculpas terão que ir embora.
Será que isso realmente funciona?
Pode apostar. A menos que você seja um milionário, ninguém gosta de perder dinheiro à toa, então a mágica acontece quando o seu cérebro começa associar a falha entre ler um livro, com a perda financeira. Ele sabe que se não fizer aquilo, existirá uma dor envolvida no processo. Isso é bizarro porque parece que a dor por não completar algo, funciona melhor do que a motivação para fazê-lo. A dor é imediata (perda de dinheiro) enquanto que o benefício geralmente está no longo prazo (se tornar uma pessoa mais inteligente).
Uma possível dor imediata com certeza vai te mover em direção de alguma coisa. Faça o teste você mesmo.
Última Dica:
Eu comecei com modelo de contrato físico (em papel) com minha namorada. Depois de um tempo evoluímos para uma planilha no Google Planilhas, o que eu acho ótimo pois no mesmo arquivo eu consigo marcar meus hábitos com sucesso e monitorar como está o desempenho dela. Posso mexer nisso pelo computador ou pelo aplicativo do celular, facilita bastante e veja como isso fica no final do mês:
Conheça o meu livro na Amazon:
E aí? O que achou dessa dica?
Implemente em sua rotina, teste e avalie os resultados. Lembre-se: A punição (perder uma grana) às vezes é sua maior motivação para resolver qualquer problema sobre dificuldades para criar hábitos. Encontrei essa dica enquanto lia “hábitos atômicos”, testei em minha rotina, vi que funciona e agora passei pra você. Faça bom proveito.