Escrevo esse texto em 20 de janeiro de 2020. Há algumas semanas atrás, aposto que você (assim como eu) estava animado pensando em como conquistar suas metas de ano novo.
A maioria das pessoas falham em como conquistar suas metas e objetivos simplesmente porque não levam isso realmente a sério.
Reflita comigo:
O período caracterizado pela última semana de dezembro e a primeira de janeiro – representa o fim de um ciclo e a abertura de um novo. Esse novo ciclo nos anima, pois traz consigo um universo de infinitas possibilidades e objetivos que podemos conquistar.
Porém, lá pelo dia 8 de janeiro acontece o seguinte com a maioria das pessoas:
- Voltam à rotina normal;
- Esquecem das metas;
- Se surpreendem como mais um ano passou rápido.
Nenhum de nós precisa ter bola de cristal para prever isso. Essa é a ordem natural das coisas quando vivemos no piloto automático.
Então, sem mais delongas vamos direto ao que interessa: uma breve lista sobre como conquistar metas:
1 – Liste seus objetivos
Apesar de óbvio, esse é o primeiro passo necessário. Pegue aí uma caneta e uma página em branco ou anote seus objetivos em algum lugar de fácil acesso em seu celular/computador.
Não subestime esse primeiro passo. A maioria das pessoas não listam seus objetivos e é justamente por isso que falham em suas conquistas.
Aproveite esse momento para não se limitar apenas àquela meta principal de perder 12kg. Lembre-se daquelas coisas que você já teve vontade de fazer alguma vez na vida mas sempre se enrolou com isso, tipo pular de paraquedas ou aprender a tocar violão. Resgate esses itens na sua memória ou em sua bucket list – coisas pra fazer antes de morrer – e assim que concluir essa etapa, vamos para o próximo passo:
2 – Pergunte a si mesmo:
Essas coisas realmente importam pra mim?
Reveja os objetivos listados e reflita sobre a importância de cada um pra você. Cada objetivo que você definiu, vai te exigir tempo, energia e planejamento para conquistá-lo.
Se você está correndo atrás de algo apenas para agradar os outros e não a si mesmo, você não possui motivação verdadeira para conquistar aquilo. Em uma visão de médio e longo prazo, isso representa um peso desnecessário que apenas vai lhe prejudicar nas coisas que realmente importam pra você. Aprenda a dizer não para algumas coisas se necessário.
3 – Como conquistar suas metas? Qual será o seu sistema?

Pouco importa se você definiu uma ou dez metas. O que vale mesmo é ser organizado(a) e utilizar um sistema de planejamento e acompanhamento das metas necessárias para a conquista dos objetivos definidos anteriormente.
Comece escolhendo um caminho: Digital ou moda antiga.
Um caminho digital significa que você vai utilizar um aplicativo no celular ou programa de computador como recurso aliado em suas conquistas. Já o moda antiga significa que você vai utilizar o bom e velho papel e caneta para isso.
Particularmente, eu optei pelo caminho à moda antiga. Isso porque, acredito que esse caminho me trará maior concentração e foco, itens fundamentais na conquista de qualquer objetivo. Se utilizasse o celular pra isso, eu poderia me distrair com as notificações dele ou alguém me ligando. Se utilizasse o computador outros contras estariam envolvidos. Teste o que funciona melhor pra você e pisa fundo!
Um dos pilares do meu sistema atual são os meses do ano. Já criei as páginas para todos os meses do ano. Cada mês se inicia com a seguinte frase:
- O que eu farei em Janeiro;
- O que eu farei em Fevereiro;
- Etc.
Desse modo, no início de cada mês, eu terei clareza das ações necessárias que eu preciso tomar para conquistar meus objetivos e é justamente sobre isso que falamos a seguir.
4 – Divida seus objetivos em pequenas metas.

Para fins de explicação, vamos definir objetivo como resultado final e metas como ações necessárias para conquistar esse objetivo final.
Exemplo: Caso seu objetivo seja perder 12kg até o final do ano e você está em janeiro, suas pequenas metas seriam perder 1kg por mês. E o que você vai fazer pra perder esse 1kg por mês? Melhorar na alimentação? Criar uma rotina de exercícios?
Nem sempre nossos objetivos envolvem números e facilitam a divisão das metas. Mas o que você precisa entender aqui é a ideia de pegar seu objetivo e dividir em pequenas ações para que você possa estar em movimento e acompanhar diariamente, semanalmente, mensalmente, etc. para verificar se você está no caminho certo. Exemplo: se meu objetivo é dar uma palestra, posso no primeiro mês focar apenas em definir o tema/conteúdo dela. No segundo pesquisar locais em que posso palestrar e listá-los em uma planilha. No terceiro mês adivinha o que farei? Ligar pra esses locais!
Conclusão sobre como conquistar metas:
A maioria das pessoas falham em seus objetivos porque não listam eles. Se você adotar um sistema para planejamento e acompanhamento dos seus objetivos, suas chances de sucesso aumentam pra cacete!
Metas! Querendo ou não, precisamos delas para seguir com nossos objetivos!
Claro podemos ter tudo em nossa mente… Eu não vejo problemas nisso, DESDE que você seja organizado e tenha uma mente tão limpa e clara que tudo o que planeja está lá em mínimos detalhes, assim como seu progresso.
Mas vamos falar a verdade! Quem aqui consegue fazer todo esse planejamento direto na “mente”? Eu realmente não.
Por isso eu concordo com o Marcelo e uso um sistema onde posso ver o que eu defini, quais os passos e o que ainda preciso percorrer.
O problema em deixar o planejamento todo na mente é que ela se distrai facilmente com outros pensamentos ao longo do dia e com isso acabamos perdendo o foco do que realmente importa para nós. Que suas metas sejam alcançadas e você apareça mais vezes por aqui, Rodrigo.