Hoje, uma pessoa me enviou um vídeo do Ted Talks e me disse mais ou menos o seguinte: dá uma olhada nisso e depois escreve um texto sobre o que você aprendeu com isso. A julgar pelo título, “o que eu aprendi com 100 dias de rejeição” imaginei que seria uma história triste com um final feliz. É mais ou menos isso, mas tem uma boa pitada de humor e um convite no final para você sair da zona de conforto e piloto automático.
Achei a proposta legal e resolvi compartilhar com você 5 aprendizados que tive com isso, vamos nessa?
Vídeo 100 dias de Rejeição:
Fique à vontade para ver o vídeo agora e apenas depois, ler os insights que tive.
Primeiro aprendizado: devemos observar como nos sentimos perante à rejeição e qual ideia temos dela.
No caso do palestrante, ele relembra que sua primeira experiência com a rejeição, aos 6 anos, ainda tinha reflexos em sua vida adulta. Às vezes, traumas que carregamos da infância podem nos sabotar ao longo da vida, portanto precisamos prestar atenção nisso. O primeiro passo é identificar e reconhecer como a gente se sente com relação à rejeição.
Segundo aprendizado: a rejeição é apenas o medo de não ser aceito e ninguém morre com isso.
O medo é um dos piores sentimentos que podemos sentir, isso porque ele é algo que sempre tenta nos paralisar diante da possibilidade de ação. Entender que a rejeição é apenas um medo perante ao nosso ego, muda a forma como observamos ela e nos dará total condições de ir para o terceiro aprendizado e evoluir nessa questão.
Terceiro aprendizado: Superar o medo da rejeição, nos abre um universo com infinitas possibilidades.
Nos experimentos de Jia Jiang, algumas coisas que ele pedia podiam parecer insanas ou improváveis de alguém aceitar. No entanto, a partir do momento que você pede algo pras pessoas, é impossível adivinhar a reação delas e onde isso irá te levar. Em um dos experimentos, Jia Jiang, filmou a “rosquinha olímpica” que ganhou em um dos seus pedidos. Isso resultou em um vídeo que viralizou na internet, deixou ele famoso e abriu algumas portas para ele futuramente.
Quarto aprendizado: Não desista no primeiro não, nem no segundo e muito menos no terceiro. Encare 100 dias de rejeição se precisar e o resultado virá.
Se você desiste no primeiro sinal de rejeição, você nunca levará sua ideia pra frente, seja um negócio, propósito ou até mesmo um desafio citado nesse vídeo. O que te move? Quais resultados você almeja para sua vida ou negócio? Grandes líderes são pessoas que fizeram a diferença no mundo e souberam lidar com a rejeição. Eu não sou fã da Série Harry Potter, mas certa vez li que a criadora da série foi recusada 12 vezes antes de emplacar a história, que já gerou quase R$ 100 bilhões em livros, filmes e brinquedos
Quinto aprendizado: Se possível, descubra o motivo pelo qual está sendo rejeitado.
No experimento da flor, Jia Jiang perguntou para a primeira pessoa que estava abordando, qual o motivo que ela estava recusando seu convite. Entender a objeção, que naquele caso era o cachorro que o rapaz tinha, faz com que você entenda o porquê da rejeição e saiba que não é nada pessoal, apenas sua proposta talvez não faz sentido naquele local e você segue para o próximo, que foi o que o nosso amigo fez.