Marcelo Kazequer

Marcelo Kazequer

9 motivos para começar a pedalar

Procurando por motivos para começar a pedalar? Veja isso:

Há 2 anos atrás, eu resolvi comprar uma bike, pois queria incluir algumas pedaladas em minha rotina e explorar um pouco desse estilo de vida.

De acordo com o Strava (app que utilizo para registrar minhas atividades) hoje possuo 144 pedais completados e mais de 6.000 km rodados, tudo isso em apenas 2 anos. Desse modo, acredito que posso dar a você, bons motivos para começar a pedalar também. Se você quiser, clique aqui e confira meu canal no YouTube onde compartilho alguns dos pedais que faço ou até mesmo meu perfil no Strava.

Então, sem mais delongas, vamos começar a lista:

1 – Começar a Pedalar te tira do Piloto Automático.

O simples fato de ter uma bike à sua disposição, lhe oferece a possibilidade de quebrar sua rotina, seja no final de semana quando você acorda em um domingo e decide do nada sair por aí pra pedalar sem rumo, ou até mesmo no meio da semana, quando você sente que precisa fazer algo diferente, seja pra ir na padaria comprar um pão de bike ou dar uma volta no parque antes de começar o dia.

2 – Combate ao stress…

Certa vez, eu estava trabalhando em algo no computador, e já estava de saco cheio com aquilo. Eu senti que eu estava realmente estressado com aquela situação. Então do nada eu resolvi desligar o computador e pensei: expediente encerrado por hoje! Vou pedalar pra desestressar…

Foi um dos melhores pedais que já fiz: peguei a bike em uma estrada de terra e canalizei todo aquele estresse que estava dentro de mim em força nas pedaladas. Foi uma ótima descarga de energia (negativa) pra fora de mim.

Levantei poeira aquele dia e cheguei em casa muito melhor do que saí!

3 – Reduz ansiedade…

Um dos principais motivos para começar a pedalar é a redução da ansiedade (pelo menos eu observei isso em minha experiência) isso porque, quando você está pedalando, você precisa prestar atenção em muitas coisas ao seu redor. Trânsito, possíveis buracos, pedestres, subidas, descidas, etc.

Isso ajuda a manter sua atenção no momento presente. Coisa tão difícil de se fazer nos dias atuais, né?

4 – Melhora na saúde física…

Além dos ganhos para sua saúde mental (já comentados acima – stress e ansiedade) lembre-se que o pedal é um exercício físico e por consequência, fará bem para sua saúde física também. Pode ajudar com emagrecimento (se você não sair pra pedalar e comer uma coxinha com coca cola a cada esquina). Também pode lhe ajudar em seu condicionamento físico, reduzir a pressão arterial, colesterol, triglicerídios, etc. A lista de benefícios é longa, então mesmo que você não goste do exercício de pedalar, vale a pena pensar nisso como um investimento em sua saúde.

5 – Você explora e conhece coisas novas…

Essa pedreira do vídeo acima (pedreira orleans) eu e meu primo achamos simplesmente do “nada” enquanto pedalávamos por uma região nada amigável para se acessar de carro ou moto.

Pegamos uma subida e quando chegamos no topo dela, tivemos a surpresa de nos deparar com essa vista incrível! Para nós foi uma surpresa e tanto! Esse vídeo é da segunda vez que fomos nela.

Existe uma diferença absurda entre fazer deslocamentos de Carro ou Bike por exemplo. Quando você está de Carro, você sempre procura o asfalto melhor, o caminho mais garantido, no entanto, isso reduz suas opções de deslocamento (e divertimento).

De bike, você sempre pode encontrar um atalho por uma ciclovia, rua de terra, trilha em meio à natureza e explorar caminhos alternativos. Muitos dizem que o melhor modo de você realmente conhecer e aproveitar uma cidade, é explorando ela de bicicleta e eu só passei a entender isso depois que comecei a pedalar mais de bike por aí.

6 – Conversas saem do nível superficial

Quando os pedais viram um hábito e você pedala com amigos ou familiares, você terá mais oportunidades de conversas que saem do nível superficial com as pessoas. Parece que as pessoas se abrem mais sobre seus problemas, sonhos e desafios atuais quando estão pedalando e sabem que aquela atividade vai demorar para terminar, aí uma boa conversa ajuda para passar o tempo mais rápido.

Se você gosta de conversas que saem do nível superficial, você deve experimentar o pedal com certeza. No entanto, lembre-se que algumas pessoas são mais na delas, e não curtem ficar tagarelando por aí, mas isso funciona com a maioria das pessoas.

7 – Você conhece gente nova com frequência

Às vezes você chama um amigo pra pedalar com você, aí ele diz: vou levar um conhecido pra pedalar com a gente também, ok? Aí você diz: Ok, pode trazer. Na outra semana, esse amigo do amigo chama outro amigo e aí essas coisas vão virando uma bola de neve. Isso que nem mencionei os grupos de ciclismo que existem para todos os lados. Aqui na minha cidade, existem grupos que pedalam com mais de 50 pessoas semanalmente.

Esse também é um dos principais motivos para começar a pedalar que muitos observam: aumentar círculos de amizade!

8 – Você supera seus limites (meu favorito)

Há 2 anos atrás, quando comprei minha bike, a primeira vez que saí pra andar com ela, eu fiz um trajeto de 17 km e sentia que eu tinha dado uma volta no mundo com a bike (rsrs)

Depois, eu pensei em aumentar um pouco a distância, seja bater 20 ou 30 km por exemplo. Fiquei alguns meses me enrolando para fazer meus primeiros 50 km, pois achava que isso era coisa pra cacete… Depois veio o “monstro” dos 100 km a ser superado…

Cada limite superado, sempre me fazia acreditar que eu podia forçar um pouco mais na próxima vez.

Quando vi, fui para os 140 km no pedal bate e volta de Curitiba até Morretes

Depois disso, resolvi fazer um pedal de 160 km, que nada mais era do que um treino para o próximo objetivo que eu tinha em mente: Um pedal de 200 km:

9 – Você contribui para um planeta melhor!

A bicicleta, foi escolhida pela ONU como símbolo mundial da mobilidade sustentável, isso porque, o uso da bike por parte da população, contribui para a redução de gases poluentes em nossa atmosfera. Por mais que você não pense em usar a bike como meio de transporte principal para seus deslocamentos, você também pode fazer a sua parte: Toda vez que escolhe ir de bike, você está se locomovendo sem emitir poluentes (a não ser que você peide na subida hehehe)

De qualquer modo, a bike é um meio de transporte sustentável e você pode fazer parte desse movimento para um planeta melhor!

Conclusão sobre motivos para começar a pedalar:

Começar a pedalar pode lhe trazer tantos benefícios para sua saúde física e mental que a pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento é? Começo hoje ou agora mesmo?

Se você não tiver uma bike em casa pra começar, veja com parentes, amigos. Às vezes alguém tem uma encostada para te emprestar ou vender por um precinho camarada. No entanto, saiba que cada bike possui uma estrutura e medidas diferentes, que podem ou não ser compatíveis com seu peso/altura.

Tentar iniciar no pedal com uma bike com o banco baixo, ou que sua posição para segurar o guidão prejudica seu conforto, pode acabar com sua vida de ciclista antes mesmo dela começar, então preste atenção nisso e procure alguma orientação sobre o assunto, ok?

Comece simples, nem que seja dando uma volta na quadra e veja até onde isso pode chegar depois.

Se tiver interesse em acompanhar meus pedais, inscreva-se em meu canal no YouTube.

Compartilhe essa ideia

Hey, olha isso:

🚀 Elimine distrações, aumente seu foco, conquiste a vida que deseja:  Conheça meu curso Sobre Minimalismo Digital na Udemy

Marcelo Kazequer

Apenas um Publicitário querendo lhe vender boas ideias para o seu crescimento pessoal 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima