Será que você consegue ficar 30 dias sem Instagram e Facebook?
Em 26 de maio de 2021 eu lancei o desafio “30 dias off”.
Basicamente, a ideia era fazer um detox das mídias sociais e ficar 30 dias sem instagram e facebook apenas pra ver quais lições e aprendizados eu poderia extrair dessa experiência.
Há 3 dias para completar o desafio, achei que era uma boa hora para escrever sobre o assunto.
Então, sem mais delongas vamos lá:
Como é ficar sem instagram e facebook por 30 dias?
De modo geral, a experiência foi muito positiva. Percebi que fiquei menos ansioso e mais focado durante meus afazeres do dia a dia.
Sabe aquele lance de você ficar entediado por 10 segundos e já sair puxando o celular pra ver o que está rolando no Insta? Então, essa é uma situação da qual me livrei nas últimas semanas.
Você sabia que existe uma relação entre ficar puxando o celular pra dar essas “pequenas conferidas” no celular ao longo do dia a dia e a nossa baixa capacidade de focar em determinadas tarefas.
Muitas vezes as mídias sociais funcionam como uma rota de fuga, na qual sempre que temos um tempo ocioso seja 5 minutos na fila do dentista ou 30 segundos na fila do sinaleiro, a gente tem esse péssimo costume de dar uma “olhada rápida” em alguma coisa que está rolando nas mídias.
Eu percebo que isso reduz a nossa capacidade de viver o momento presente e focar em coisas que realmente importam, seja pensar verdadeiramente em como está nossa qualidade de vida, tirar certas ideias que estão há tempos no papel ou simplesmente tomar vergonha na cara e arrumar aquela gaveta da bagunça.
Principais insights:
Desconectar um pouco foi ótimo para refletir sobre algumas questões:
- Valores agregados das ferramentas;
- O que eu sei sobre meus amigos;
- O que eu sei sobre mim;
- O ego é carentão.
Venha comigo em cada uma das reflexões:
O que essas ferramentas agregam em minha vida?
Basicamente? Nada.
É obvio que você tem a questão de manter seus amigos dentro do seu círculo e talvez seja o único fator pelo qual a gente não sai deletando essas coisas. Mas reflita comigo: dos 500 amigos nas mídias sociais quantos realmente são importantes pra você ou com quais ainda você consegue manter um contato mais próximo?
A gente vê 3 fotos por ano (ou semana) da pessoa e aí temos a falsa sensação que sabemos como estão nossos amigos. Esse é um nível muito superficial de amizade e aí chego no seguinte insight:
Presumimos que sabemos tudo sobre todos por conta de uma sequência de fotos quando na verdade não sabemos bosta nenhuma, nem sobre nós mesmos.
Sim, não sabemos bosta nenhuma sobre nós mesmos.
Quem é você além da sequência de fotos que você publica em seu Instagram ou Facebook? Com certeza existe muito mais para ser explorado do que apenas aquela imagem que passamos em nossas mídias sociais.
Inicialmente, eu comecei a publicar fotos no instagram de algumas aventuras que participei com o objetivo inicial de inspirar as pessoas a tirarem a bunda do sofá e se mexer com alguma coisa, seja um passeio de bike na terra ou trilha no meio do mato. Percebi que as pessoas gostavam disso, então comecei a compartilhar mais coisas desse tipo.
Aí, em uma visão de longo prazo, parece que você cria uma identidade na qual você é o aventureiro da turma (ou qualquer outra coisa) e precisa se manter naquele padrão. As pessoas que não te conhecem de perto vão achar que sua vida é o máximo enquanto a delas é uma porcaria. No final das contas sabe o que acontece? Você ao invés de inspirar as pessoas pode deixá-las deprimidas e sendo mais um idiota aí tentando exibir uma vida perfeita através de um feed bonitinho.
A impressão que tenho é que quando publicamos alguma coisa nesses canais é muito mais para fortalecer nosso ego do que para trabalhar nosso autoconhecimento ou de fato ajudar as outras pessoas verdadeiramente.
O EGO É CARENTÃO.
O ego é viciado em reconhecimento, carente de likes, comentários e seguidores. Mais cedo ou mais tarde a gente morre e acredito que essas coisas não valem de nada seja lá pra onde vamos.
Quem realmente está no comando das suas mídias sociais? Você ou seu ego?
Reflita sobre isso verdadeiramente e com certeza você terá alguns insights valiosos também sobre o assunto. Sinceramente eu não acho que o Ego seja um inimigo que precisa ser eliminado a qualquer custo. Apenas preste atenção pra não viver iludido em função dele.
A pergunta que não quer calar: Eu senti falta de alguma coisa?
Sim, pode apostar!
Apesar de acreditar que as mídias sociais trazem mais malefícios do que benefícios para nossa vida, eu confesso que senti falta de uma coisa:
- Os grupos do Facebook!
Particularmente eu nunca tive o hábito de ter Facebook no celular. Acesso ele apenas quando estou no computador e utilizo o News Feed Eradicator para que o meu feed fique completamente vazio no que diz respeito a vida alheia:
Ter usado o Facebook por anos desse modo, me ajudou a focar no recurso que eu acredito mais valioso lá dentro: Os grupos do Facebook!
É verdade que a maioria dos grupos são uma bagunça, mas se você tiver paciência pra filtrar, vai encontrar alguns grupos onde consegue trocar experiências e aprendizados legais com pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos que você, exemplos:
- Minimalismo;
- Ciclismo;
- Veganismo;
- E outras coisas que não precisam terminar com “ismo”.
Enfim, confesso que senti falta da troca de experiências em alguns grupos do Facebook, mas acredito que eu poderia viver tranquilamente sem isso também (será?) risos.
Como fazer o detox das mídias sociais:
Aqui está um passo a passo do que você pode fazer, se está interessado em participar desse desafio 30 dias off:
- Defina uma data de início (que tal hoje mesmo?!)
- OPCIONAL: Faça um post de “até logo”explicando que vai ficar 30 dias off e quem sabe algum amigo(a) se inspira pra entrar nessa com você.
- Desinstale os apps de mídias sociais que estão em seu celular se for o caso;
- Faça o logout de suas contas no Chrome, Mozila ou seja lá o navegador que usa.
- Segurança extra: Adicione a extensão BlockSite ou similar em seu navegador para bloquear o acesso aos sites.
De modo resumido, você pode perceber que não tem segredo nenhum nesse passo a passo. A coisa mais difícil pra muitos talvez seja bater no peito e topar o desafio.
O que fazer quando está sem redes sociais?
Sugestões: Leia um livro, tome um chá, medite, saia para caminhar, comece a escrever em um diário, bota pra tocar suas músicas favoritas, arrume a gaveta da bagunça, ou se preferir, não faça nada!
De onde veio essa necessidade louca de sempre preenchermos os nossos dias com alguma coisa? Sinceramente eu não sei, mas de vez em quando é bom parar de tentar preencher cada minuto da sua vida com alguma coisa “produtiva”.
Crie momentos intencionais de ociosidade, nos quais você não se preocupa em fazer nada, seja para recarregar as bateriais ou focar no momento presente!
Considerações finais sobre ficar 30 dias sem instagram e facebook:
De modo resumido, posso dizer que essa experiência foi tão legal tão legal que estou até considerando a possibilidade de excluir meu instagram e facebook (mesmo percebendo valor em alguns grupos do facebook no qual faço parte).
O que vai rolar daqui pra frente eu não sei, mas gostaria de lhe convidar a participar desse desafio também e ter sua própria conclusão sobre o assunto.
Opa! Feliz de saber que gostou do texto José, aqui está uma continuação dele, se quiser aproveitar o embalo: https://www.marcelokazequer.com/excluir-o-instagram/
Exclui o insta do meu celular. Grazadeus. Parece que tenho mais tempo sobrando pra olhar pro teto e descansar nao fazendo nada. Ficar olha o insta, mesmo que de fotos de soh conhecidos, faz a grama do vizinho parecer mais verde. Porque eles tao nas festas e eu nao? Agora, paro de prestar atencao na vida dos outros e foco mais no presente e na minha vida. Perrengues, sim. Meus perrengues, minha vida. To escrevendo aqui pra vc Marcelo, caso tenha voltado pro insta, toma cuidado!
Fala vinnie, tranquilo! Show seu comentário! Esse lance da grama do vizinho sempre parecer mais verde é pura ilusão. O pior é que acaba iludindo os dois lados, de quem assiste e de quem posta. Enfim, tudo na vida são escolhas né. Eu não voltei pro insta não desde que exclui =)
Definição perfeita, parabéns pela iniciativa!! Textos assim inspiram muito mais que qualquer postagem.,
Obrigado pela participação na conversa Bruno =)
Bela iniciativa , estou a 30 dias sem rede social !!! Pra mim agora só o real nada de virtual .
Boa! Grato pela sua participação, Romualdo