Eu não sou a pessoa mais zen do mundo e não estou aqui para ser seu guru. Acredite em mim: eu também tenho meus dias ruins nos quais eu acabo deixando meus hábitos para reduzir o estresse de lado por preguiça ou falta de disciplina mesmo.
Mesmo assim, tenho a cara de pau suficiente para escrever esse texto porque acredito que as ideias e hábitos aqui apresentados realmente podem impactar positivamente a sua vida.
Dizem que a ansiedade é o mal do século. Parece que as pessoas andam mais estressadas do que nunca. O Brasil lidera rankings mundiais de depressão. A sociedade te pressiona para seguir certos padrões e tendências. No final das contas, tudo que você queria era viver em paz consigo mesmo.
É aí que surgem os hábitos para reduzir o estresse.
Aqui mesmo no blog já falei sobre reclamar menos, comprar um violão e até mesmo sobre como criar hábitos.
Através de pequenas mudanças em sua rotina, você pode sim reduzir níveis de estresse e até conquistar uma vida mais feliz, tudo depende de você priorizar sua saúde mental.
Então, sem mais delongas, vamos às dicas de hoje:
1. HORA DA RISADA
Rir é o melhor remédio
Ditado popular.
É provável que você já tenha ouvido o ditado popular acima, mas você já parou pra pensar sobre qual seria a explicação lógica por trás dessa frase?
Meu objetivo por aqui não é esmiuçar a parte técnica da coisa. No entanto, explicando isso de modo simples, entenda que dar uma boa risada libera neurotransmissores no seu cérebro, tais como endorfina e serotonina, que estão ligados à sensação de prazer e felicidade. Como isso acontece detalhadamente é assunto para outra conversa.
Você não precisa nem saber a parte técnica da coisa. Esqueça toda teoria que falei no parágrafo anterior e vamos analisar o lado prático da coisa, que com certeza você já experimentou.
Acredito que você já passou pela situação de dar risadas até sua barriga doer ou sair lágrimas dos seus olhos. Como você se sentiu depois disso? Estressado? Ansioso? Eu aposto que não! Você se sentia feliz. Apenas isso. Felicidade verdadeira e um bem-estar incrível. Nada lhe preocupava ou aborrecia naquele momento. Você não buscava uma explicação lógica das coisas tal como “estou me sentindo feliz porque o processo da risada liberou endorfina e serotonina no meu cérebro e blábláblá…”
A ideia aqui é simples: Crie situações favoráveis para que você dê algumas risadas…
Confesso que nos últimos anos eu simplesmente achava uma grande perda de tempo assistir vídeos de comédia e coisas do tipo. O máximo que eu conseguia fazer era assistir algum filme de comédia a cada 3 meses e olhe lá.
Compartilho essa minha experiência acima para que você não seja arrogante igual eu fui no passado com relação a esse assunto.
É fácil a gente achar que esse lance da hora da risada é perda de tempo ou até mesmo “pecado” se a gente está preso naquele pensamento de que precisamos ser produtivos o tempo todo e utilizar o nosso tempo apenas para “estudar ou trabalhar”. Reconheço que essas coisas são importantes na sua vida, mas a questão aqui é equilibrar as coisas.
Resgate a sua criança interior e deixe a vida adulta um pouco de lado às vezes. Crie espaço para momentos de descontração e lembre-se como é bom dar algumas risadas de vez em quando!
Pronto, parte técnica da coisa explicada. Vamos para a parte prática:
Hoje em dia, basta acessar o YouTube e você terá uma porção de vídeos de comédia por lá. No entanto, com várias opções é fácil ficar perdido e não saber o que escolher para ver primeiro.
Tem muita coisa boa no YouTube pra você dar umas risadas, assim como tem muita porcaria e você precisa fazer um filtro para encontrar o que funciona pra você.
Vá por tentativa e erro. Você pode pesquisar por vários termos, dependendo do seu gosto.
Obviamente, nem todo comediante vai agradar a gregos e troianos. Já assisti alguns vídeos em que o camarada está com a platéia cheia de gente rindo e eu não acho a menor graça nas coisas que ele está falando. Nesses casos, eu geralmente dou mais alguns minutos pro camarada mostrar seu talento ou simplesmente vou para outro vídeo.
Existem atores que você vai se conectar mais e outros menos.
Faça a sua própria pesquisa e dê boas risadas você também!
Aviso:
Cuidado com o momento que você escolhe para assistir esses vídeos. Eles podem funcionar muito bem para uma pausa na hora do almoço, para relaxar no final do dia ou momentos que você precisa aliviar a tensão.
No entanto, não se engane: uma pausa programada no intervalo do serviço para assistir 15 minutos de comédia pode se transformar em uma tarde inteira nesses vídeos. Apesar disso ser legal, cuidado para não perder o foco e deixar de lado outras coisas que sejam mais importantes pra você no momento.
Eu sou um “bom exemplo” disso. Enquanto escrevia este capítulo, tive a “excelente” ideia de assistir algum vídeo curto, de até 15 minutos apenas pra entrar no clima sobre esse tópico. Sabe o que aconteceu depois de assistir o primeiro vídeo? Fui para o segundo, terceiro e quando percebi já tinha perdido o foco!
Cuidado pra isso não acontecer com você também.
Além do YouTube, você tem outros recursos disponíveis para rir com piadas:
imagens engraçadas no Google, memes, sites de piadas em texto e até o bom e velho livro de piadas na banca.
Ah sim! Ainda existem os filmes e seriados! Particularmente, gosto bastante da sequência de Debi e Lóide. O seriado do Chaves também consegue me fazer rir mesmo eu já tendo decorado muitas cenas pelos repetidos episódios da infância. Encontre o que funciona pra você e boas risadas!
Opções não faltam.
Encontre tempo em sua semana para um momento de descontração.
Se você procura por hábitos para reduzir o estresse, lembre-se que rir é o melhor remédio.
2. TOMAR BANHO DE SOL
Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então as sombras ficarão para trás.
Autor Desconhecido.
A ideia aqui é simples. Tome banho de sol!
Você sabia que tomar banho de sol com frequência aumenta sua sensação de bem-estar? 15 minutos diários já são o suficiente.
Além disso, existem outros benefícios envolvidos, tais como:
- Auxílio na produção de vitamina D;
- Reduz chances de depressão;
- Melhora qualidade do sono;
- Protege contra infecções;
- Alivia os sintomas da TPM.
- Etc.
Sabe quantas pessoas gastam com remédios e consultas com profissionais da saúde apenas para conseguir alguma coisa dessa lista acima?
Você pode ter tudo isso de graça tomando banho de sol.
O Sol é literalmente um dos grandes presentes do universo para nós. Aproveite isso ao seu favor e tome banho de sol com frequência.
Agradeça pelo Sol que lhe aquece, ilumina o seu dia e ainda traz um monte de benefícios para sua saúde!
Você pode combinar seu banho de sol com outros hábitos para reduzir o estresse: seja assistir algum vídeo engraçado no seu celular ou até mesmo escutar músicas que você gosta, que é o assunto do próximo tópico.
HEY, SE LIGA NESSE AVISO: Ainda que tomar sol com frequência seja ótimo para sua saúde, é necessário tomar alguns cuidados. Alguns especialistas recomendam que o banho de sol seja tomado antes das 9h ou depois das 16h. Antes de implementar esse hábito, recomendo que faça sua própria pesquisa e fale com um profissional da área da saúde se for o caso.
3. CRIE SUA PLAYLIST “TOP 10 FELICIDADE”
Quem canta os males espanta.
Ditado Popular.
O poder das músicas é incrível. Existem músicas que nos contagiam e alegram quando mais precisamos. Use isso ao seu favor.
Sendo assim, junte algumas músicas que “te jogam pra cima” em uma playlist exclusiva sua. É free. Totalmente “de grátis”!
Você pode ouvir essa playlist com frequência, seja para se manter de bom humor ou até mesmo utilizar ela como uma carta na manga, para te animar naqueles dias que por algum motivo você está pra baixo.
Selecione umas 10 músicas que curte e monte sua playlist top 10 felicidade!
Sim, eu disse “umas 10” porque você não precisa ficar preso a quantidade exata. A principal coisa que você deve prestar atenção nessa playlist é na qualidade e não na quantidade. Antes de adicionar qualquer musica em sua playlist top 10 felicidade, reflita sobre a seguinte questão:
- Essa música tem poder para me erguer até nos dias que eu estiver pra baixo?
Com base no critério acima, você será capaz de montar a sua playlist de modo mais eficiente.
Não se engane: tem muita música que você gosta mas não serve pra entrar em sua playlist top 10 felicidade.
Explico: No meu caso, eu gosto pra caramba de reggae. Antes de montar minha playlist, imaginei que colocaria facilmente umas 5 músicas do Bob Marley lá dentro.
Quando comecei a escutar as músicas que gosto do Bob Marley percebi que nenhuma delas teria o poder para me erguer nos dias que eu estivesse pra baixo. Elas são ótimas para me manter no embalo positivo se eu já estiver nessa vibe, no entanto, se eu estiver no fundo do poço elas não me ajudam muito.
Se eu estou pra baixo, preciso de algo que me agite e faça com que eu tire a minha bunda do sofá.
Isso é o que funciona pra mim. Talvez pra você seja diferente.
De qualquer modo, utilizar o filtro acima mencionado me ajudou a criar a minha playlist de modo mais eficiente.
Entenda o seguinte: Essa playlist não é sobre colocar várias músicas que você gosta lá dentro, mas sim sobre analisar cuidadosamente cada música que você pensa em jogar lá dentro através do seguinte filtro:
- Essa música tem poder para me erguer até nos dias que eu estiver pra baixo?
Isso ficou claro pra você?
OK, podemos seguir em frente então…
Você pode criar sua playlist no Spotify, YouTube, pasta no celular, computador, etc. Opções você tem várias. Só não vale dar uma desculpa e deixar isso pra depois, ok?
Para te dar um empurrãozinho inicial, eu vou até compartilhar um som da minha playlist com você: Bob Sinclair – Love Generation.
Escute esse som e veja se isso serve pra você. Quem sabe não seja esse o primeiro som da sua playlist?
Atividade: Crie a sua Playlist agora.
Quer mais hábitos para reduzir o estresse?
Os hábitos que mencionei acima fazem parte do meu novo livro: Manual do Hippie Moderno: 19 hábitos e ideias para reduzir o estresse e ter uma vida mais feliz.
O que você leu até agora é uma pequena amostra do conteúdo do livro.
Se você gostou do que leu até agora, experimente ler o conteúdo completo do livro.
No livro, além de falar sobre outros hábitos positivos para reduzir o estresse, eu também escrevi sobre algumas coisas tóxicas que você deve evitar em seu dia a dia e também compartilhei algumas ideias e filosofias que me ajudaram nessa caminhada em busca de uma vida menos estressada, tal como minimalismo e estoicismo.
Clique aqui para conhecer o livro